Sai o carro, entra a natureza: Paris quer transformar 500 ruas da cidade em áreas exclusivas para pedestres
Redação Um só Planeta
Em26.03.2025
Essas novas “ruas jardim” se juntarão às quase 300 já transformadas em zonas para pedestres nos últimos anos
Paris, na França, avança em seu plano de se tornar uma cidade mais verde e ‘livre de carros’. Em uma consulta popular realizada no último domingo, 66% dos parisienses votaram a favor do projeto da prefeitura de transformar 500 ruas da cidade em áreas exclusivamente para pedestres, com o plantio de árvores e a eliminação de 10 mil vagas de estacionamento. A medida visa tornar a cidade mais acessível e reduzir a poluição.
Essas novas “ruas jardim” se juntarão às quase 300 já transformadas em zonas para pedestres desde 2020. O objetivo é criar um ambiente mais sustentável e melhorar a qualidade de vida na cidade. O plano da prefeita Anne Hidalgo é que, até 2040, 40% das ruas de Paris tenham vegetação, com a criação de cerca de 300 hectares de espaços verdes.
O projeto, que tem um custo estimado de 250 milhões de euros, será realizado ao longo de três anos, com o início das obras previsto para o mês de abril. Durante este período, serão feitas consultas em cada distrito para identificar as ruas mais adequadas para receber as intervenções.
Essa iniciativa é parte de uma série de ações sustentáveis promovidas por Hidalgo para melhorar a vida na cidade, como o aumento das taxas de estacionamento para SUVs, limite de velocidade máxima de veículos a 30 km por hora em toda a cidade e o incentivo ao uso da bicicleta. Durante seu mandato, Paris também se preparou para os Jogos Olímpicos de 2024, com a implementação de mais de 1.000 quilômetros de zonas adaptadas para ciclistas.
As iniciativas vão ao encontro do plano de Paris de se tornar uma “cidade de 15 minutos”, onde os moradores possam acessar tudo o que precisam (trabalho, serviços, lazer) em até 15 minutos a pé ou de bicicleta, tornando o espaço urbano mais eficiente e humano.
Imagem destaque: Pessoas na rua de pedestres Rue Montorgueil, em Paris, França — Foto: Getty Images