JOVENS AUTORES – Viva e viaje

Por

Caique Henry Moura Gondim*

Em 04.09.2020

Por que viajar? O que define uma boa viagem?

Uma boa viagem é aquela que você vive experiências inesquecíveis, é aquela que quando você volta não é mais a mesma pessoa. Viajar muda muito a sua maneira de ver o mundo, permite que você absorva mais conhecimento.

Viajar é apreciar outras culturas de perto, nos permite viver o que outra pessoa vive. Quando viajamos descobrimos que fazemos parte de um todo, que estamos conectados. Viajar te faz mais humano, te faz ser melhor, te faz mais tolerante.

Ao voltar para a sua casa, você sem dúvidas não será o mesmo, caso o contrário sinto em dizer que você não teve uma boa viagem.

Muitas pessoas têm medo de se aventurar em certos lugares, e é comum termos medo daquilo que não conhecemos. Mas, depois de uma experiência como essa, a maior parte de nós começa a apreciar mais a vida e passa a menosprezar os pequenos problemas do dia a dia.

Experiência essa que vai de perrengues (quem nunca passou por situações constrangedoras em uma viagem?), a momentos engraçados.

Peregrinar por um novo lugar é começar do zero, como um novo capítulo de um livro. É reconectar-se com si mesmo. Você já notou que quando chegamos ao novo destino parecemos crianças? Mas por quê? Porque olhamos um “novo” mundo pronto pra ser explorado, somos curiosos e temos milhões de perguntas exatamente como uma criança. Que roupas aquelas pessoas costumam vestir? Quais comidas encontrarei no meu café da manhã? Será que serei bem recebido? Como elas se divertem?

Buscar essas respostas é maravilhoso, pois descobrimos que costumes diferentes nos tornam especiais. Não existe certo e errado, existe o que nos costumamos a fazer e o que a nossa cultura nos ensinou. Mário Quintana disse uma vez que “Viajar é mudar a roupa da alma” e não existe definição melhor. Quando você viaja de coração aberto você está disposto a trocar todo o seu guarda-roupa da alma, que, em uma tradução livre, seria deixar seus costumes de lado e se jogar, absorver aquela nova cultura. Trocar a roupa da alma é testar! Testar novos sabores, novas paisagens, novas músicas, uma nova forma de felicidade, e descobrir coisas que você nem sabia que poderiam existir.

Viajar é necessário porque o mundo é muito maior do que você pensa, e você só vai descobrir se sair da sua bolha e ir, apenas ir. Sair da zona de conforto pode dar medo, mas melhora mil vezes a sua capacidade de se adaptar… e viver

Viagem boa é aquela que você volta com o excesso de bagagem piscando, mas calma, não de roupas, de lembranças, de emoções, de experiências e coisas que nem você consegue explicar.

*Caique Henry Moura Gondim, 19 anos, é estudante do 2º período de Jornalismo da Faculdade dos Guararapes, Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

Foto destaque: folhavitoria.com.br

NOTA DO EDITOR

Com este artigo assinado por Caique Henry Moura Gondim, de apenas 19 anos de idade, o blog Falou e Disse dá sequência à coluna JOVENS AUTORES. O espaço é destinado a estimular e encorajar adolescentes e jovens a compartilharem as suas ideias e os seus pontos de vista de maneira mais ampla, buscando publicar crônicas e artigos sobre os mais variados temas.

O artigo Viva e viaje foi editado respeitando-se a íntegra do texto recebido.