O 27º Grito dos Excluídos e Excluídas
Enildo Luiz Gouveia*
Em 06.09.2021
Desde o ano de 1995 que no Brasil temos, no dia 07 de setembro, data em que se comemora a Independência do país, o ato do Grito dos Excluídos e Excluídas. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs a realização do Grito como gesto concreto da 2ª Semana Social Brasileira. Sendo assim, o Grito é uma ação que nasce dentro da Igreja Católica, mas não fica restrita a ela, visto que, especialmente neste ano de 2021, agrega vários setores da sociedade, como estudantes, sindicatos, movimentos sociais, outras denominações religiosas, Ongs, etc.
O tema do Grito é sempre o mesmo: Vida em primeiro lugar! E todos os anos é escolhido um lema de forma democrática. Neste ano de 2021 o lema escolhido foi: Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já! Com isto, são produzidos materiais de divulgação, músicas e roteiros de celebração em preparação para o dia 07 de setembro. A escolha de um lema específico não exclui outros temas importantes e que também são abordados e refletidos no processo de preparação. O tema deste ano foca justamente naquilo que neste período de pandemia ficou mais urgente.
É sempre bom lembrar que o Grito esteve sempre nas ruas nestes seus 27 anos de existência. Independente dos governos que se sucederam no país. Isto ocorre porque o foco da manifestação é a denúncia e superação das mazelas sociais e políticas que afetam a qualidade de vida do povo brasileiro. A existência e persistência dessas mazelas tornam a nossa independência incompleta. Por isso, consideramos que o verdadeiro desfile da independência do Brasil ocorre no Grito dos Excluídos e Excluídas, pois ele representa os anseios e o espaço de manifestação dos que sofrem.
Em 2021, por ocasião do acirramento político, das diversas propostas do governo federal visando a retirada de direitos e entrega das riquezas nacionais ao capital financeiro nacional e internacional, além do tratamento dado no enfrentamento à Covid-19 e suas consequências, entre outras irresponsabilidades do governo federal, o Grito somará forças com o movimento Fora Bolsonaro.
No Recife (PE), o Fórum Dom Hélder Câmara, que articula o Grito, definiu a concentração para a Praça do Derby, às 10h do dia 07 de setembro onde, após a mística de abertura, seguiremos em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista e encerraremos na Praça do Carmo. Sairemos respeitando o distanciamento social, usando máscaras e álcool gel. Queremos convidar todos e todas que estão sentido na pele e no bolso as consequências da pandemia e das ações do governo federal para participar deste momento.
Pedimos ainda aos que puderem, levar um quilo de feijão para que façamos a doação às comunidades periféricas e aos movimentos que se organizam na distribuição de alimentos aos moradores em situação de rua e periferias.
*Enildo Luiz Gouveia – Professor, Coordenador do Fórum Dom Hélder Câmara (Grito Recife) e membro da Academia Cabense de Letras – ACL.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do blog Falou e Disse.