Dia Internacional da Caridade sugere ações para aliviar crises humanitárias
ONU News
Em 05.09.2021
Data é celebrada neste 5 de setembro, mesmo dia do aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá; Nações Unidas lembram que voluntariado e filantropia contribuem para sociedades mais inclusivas e resilientes.
Está sendo celebrando neste domingo o Dia Internacional da Caridade, com as Nações Unidas lembrando que o voluntariado e a filantropia criam “um vínculo social verdadeiro e contribuem para sociedades mais inclusivas e resilientes”.
O dia é marcado sempre em 5 de setembro para coincidir com o aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz e considerada um exemplo pelo amplo trabalho que realizou na luta contra a pobreza.
Alívio das crises humanitárias
A ONU destaca que ações de caridade podem aliviar os piores efeitos das crises humanitárias e promover os direitos das pessoas marginalizadas e desprivilegiadas.
Além disso, a ajuda ao próximo “espalha a mensagem de humanidade em situações de conflito”.
A própria Agenda 2030 sobre Desenvolvimento Sustentável reconhece a necessidade de se erradicar a pobreza em todas as formas e dimensões e para isso, “pede um espírito mais forte de solidariedade global”.
O Dia Internacional da Caridade também foi criado com o objetivo de sensibilizar pessoas, ONGs, e empresas do mundo sobre a importância de ajudar o outro por meio de atividades filantrópicas e de voluntariado.
Foto destaque: Unicef/UN039294/Popov –