Fetape realiza 11º Congresso plantando sonhos para colher esperança

Por
Em 06.06.2022
“Plantar Sonhos, Colher Esperança”. É com este propósito que agricultores e agricultoras de todo o estado de Pernambuco se reúnem em Garanhuns (Agreste Meridional), a partir de hoje e até a próxima quarta-feira, quando acontece o 11º Congresso estadual da Fetape. Os organizadores aguardam a participação de cerca de 500 pessoas, entre elas delegadas e delegados de 175 sindicatos rurais do estado, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo é festejar os 60 anos da instituição, celebrar as conquistas, reafirmar lutas e construir novas propostas para seguir avançando em defesa de políticas sociais para melhoraria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo.
A abertura será marcada pela Exposição Campo em Movimento – Fetape 60 anos, que celebra as seis décadas de conquistas da entidade que vem lutando pelo acesso à terra, à água, à alimentação de qualidade, ao direito a uma vida digna no campo, além de educação básica, formação de lideranças e outros direitos.

A mostra será itinerante e tem como curadora a artista visual Ana Lira, tendo como destaque fotografias, vídeos, áudios e um conjunto de documentos que ajudam a contar detalhes deste caminho percorrido pela Fetape como cartas, panfletos, imagens, recortes de jornais, cartilhas, publicações e diversos itens que trazem outros capítulos desta história de luta e esperança.

A delegação também elegerá a nova diretoria da Fetape para a gestão 2022/2026, que atualmente é presidida por uma mulher, a sertaneja Cícera Nunes, que deverá ser reconduzida ao cargo.

“Estamos em um momento difícil para a classe trabalhadora, que vem perdendo direitos conquistados com muita luta desde o Governo Temer e que se ampliou com Bolsonaro. Mas, em 60 anos de história, alcançamos muitas vitórias que mudaram a vida de muitos agricultores e agricultoras. E temos a certeza de que nossa principal batalha, hoje, é a defesa da democracia e a reconstrução do nosso país com unidade, consciência política e pela reestruturação das políticas públicas”, analisa Cícera Nunes.

O Congresso sediará uma Feira de Agricultura Familiar que terá produtos de todas as regiões do estado como alimentos beneficiados, in natura, folhagens, além de artesanato.  A feirinha agroecológica funcionará na parte interna do Centro Luiz Inácio Lula da Silva, apenas para os participantes do encontro. A Fetape defende a agroecologia como modelo de desenvolvimento sustentável que preserva a natureza, gera renda e promove saúde e bem-estar.

GRAFITAGEM – O designer de metodologias afetivas Rafael Mattos, autor do projeto Plante Amor (@planteamor) construiu um painel de 60 metros quadrados, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva da Fetape, com imagens que retratam as lutas da Federação: organização e luta das mulheres, agricultura familiar agroecológica, juventude rural, comunicação popular e democrática, mulheres, pessoas idosas, LGBT, indígenas, quilombolas e educação do campo. Foram 30 horas de trabalho.

CHUVAS E SOLIDARIEDADE – Os participantes estão sendo convocados a contribuir com a doação de alimentos perecíveis e não perecíveis e também roupas, cobertores, colchões, brinquedos, produtos de higiene que serão destinados aos desabrigados. São mais de nove mil famílias desabrigadas, alojadas em 100 instituições de 27 municípios afetados pelas fortes chuvas.

Além do estímulo às doações no 11° Congresso intitulado: Plantar Sonhos, Colher Esperança, a Fetape colocou à disposição a sua sede, localizada na Avenida Gervásio Pires, 876 Boa Vista, Recife e os dez Polos Sindicais como pontos de coleta de doações. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Fetape).