Em Dia Mundial, OMS pede integração da doença de Chagas na atenção básica
ONU News
Em 14.04.2023
Data é marcada neste 14 de abril e reforça a necessidade de melhorar diagnóstico precoce e interrupção da transmissão; doença progride de forma silenciosa e avança em 44 países; menos de 1% dos infectados recebe tratamento eficaz.
O Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado neste 14 de abril com um apelo pela integração da enfermidade na atenção primária de saúde. O objetivo é reforçar o acesso equitativo a cuidados e serviços para todos os afetados.
Conhecida como “silenciosa ou silenciada”, a doença de Chagas ocorre principalmente em pessoas e populações negligenciadas. Sem tratamento, pode levar a graves alterações cardíacas, neurológicas e digestivas e tornar-se fatal.
Campanha apoiada por artistas e esportistas
Em parceria com a Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas, a Fidechagas, as Nações Unidas estão impulsionando a campanha “Eu visto a camisa do Dia Mundial da Doença de Chagas”. Participam da iniciativa esportistas, atores, cantores e comunicadores de vários países.
Dentre eles estão o ator e diretor argentino, Ricardo Darín, e o capitão da seleção brasileira masculina de basquete, Marcelinho Huertas.
Confira o vídeo da campanha em português.