A vida em primeiro lugar

Por

Enildo Luiz Gouveia*

Em 03.09.2020

Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação.

O título acima é o tema e o lema do 26º Grito dos Excluídos e Excluídas que será realizado no dia 07 de Setembro deste ano. Por que Grito dos Excluídos e Excluídas no dia que se comemora a Independência do país?

Por ocasião da 2ª Semana Social Brasileira realizada em 1994 e também da Campanha da Fraternidade de 1995 organizada pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema foi Fraternidade e Excluídos, foi proposta esta atividade de forma a se contrapor ao grito da independência, pois, compreende-se que a verdadeira independência do país só será alcançada com o fim de toda injustiça, opressão e desigualdade. Por isso, todos os anos, em várias cidades do país, o Grito dos Excluídos/as desenvolve várias ações de denúncia das mazelas sociais, políticas e econômicas existentes no Brasil. O principal ato é sempre no dia 07 de setembro.

Neste ano, por ocasião da pandemia da COVID-19, as mobilizações estão sendo muito mais pelas redes sociais. O Grito em Recife e Região é organizado pelo Fórum Dom Helder Câmara e caracteriza-se como um grande espaço plural de articulação que envolve: pastorais sociais da Igreja Católica, movimentos sociais, centrais sindicais, ONGs, movimentos estudantis, movimentos feministas e organismos de outras religiões como protestantes (evangélicos), espíritas, umbandistas entre outras. Não há vinculação partidária!

Diante do avanço das políticas neoliberais propostas pelo governo federal, as diversas entidades que articulam O Grito no Recife decidiram mais uma vez ir para as ruas. O ato está programado para o dia 07 de Setembro a partir das 9h, no Parque 13 de Maio – Recife – PE. Haverá distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel para fazer a higienização, garantindo que possamos fazer o ato de denúncia e resistência de forma segura, respeitando as determinações das autoridades de saúde e do governo.

 

Aguardamos a presença de todas as pessoas que se sentirem seguras para participar. Aqueles e aquelas que não puderem participar podem acompanhar os atos nas redes sociais. Enfim, mesmo em período de pandemia não se pode fugir da luta: Pátria Livre – Venceremos!

Enildo Luiz Gouveia é professor, doutor em Geografia e especialista em Filosofia. É membro da Academia Cabense de Letras. Coordenador do Grito dos Excluídos/as em Recife.

 

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do blog Falou e Disse.