BOA NOTÍCIA – Dispositivo portátil fará teste da Covid-19 mais rápido e mais barato

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Redação

Em 04.09.2020

Um novo dispositivo portátil que pode realizar diagnóstico molecular da covid-19 com estrutura laboratorial menos complexa encontra-se em processo de certificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da empresa Visuri, poderá reduzir o custo e o tempo para a realização de testes com segurança semelhante à técnica padrão ouro RT-PCR.

Chamado de OmniLAMP, o dispositivo utiliza a técnica RT-LAMP e detecta o RNA viral em amostras recolhidas do nariz e da garganta da pessoa que será testada. Amostras positivas geram um sinal colorido que é interpretado pelo software do dispositivo, que é conectado aos servidores da Visuri na internet e monitorado por meio de georreferenciamento. Os dados coletados são armazenados em nuvem e permitem a geração de relatórios para acompanhamento da pandemia.

Segundo os pesquisadores, o resultado do teste molecular pode ser acessado em um aplicativo de celular em 30 minutos, enquanto outras técnicas têm um processo que leva até seis horas entre a extração das amostras e a liberação do resultado. Testes clínicos do equipamento apontaram para uma sensibilidade de 97% e uma especificidade de 100%, o que, segundo a Fiocruz, dá confiabilidade ao resultado. Fonte: Agência Brasil

CURTAS

Redução da Covid

 A avaliação epidemiológica da Covid-19 nos últimos 15 dias nas quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco  indicam que houve redução de casos de síndrome respiratória aguda grave e óbitos em todas as quatro áeas. A V Gerência Regional de Saúde (Geres), que tem Garanhuns como cidade sede, registrou redução superior a 40% nos casos de SRAG na comparação das semanas 35 e 33, e uma queda de mais de 30% nos óbitos por síndrome respiratória. Já a IX Geres (Ouricuri), apresentou redução de 49,1% no número de casos de SRAG e de 57,9% nos óbitos no acumulado de duas semanas. A VIII Geres (Petrolina e região do Sertão do São Francisco), registrou queda de 31,6% no número de casos nos últimos 15 dias.

Escolha Pernambuco

Com a proposta de incrementar o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, incentivar a geração de emprego e permitir a chegada de mais investimentos, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) lançou o projeto Escolha Pernambuco. Pernambuco tem cerca de 15 mil indústrias que podem ser beneficiadas pela iniciativa depois de quase cinco meses acumulando impactos provocados pela Covid-19. Pernambuco tem uma das economias mais importantes do Nordeste, com uma pauta bastante diversificada e capaz de reunir os setores produtivos mais pujantes que uma economia pode ter, como os setores gesseiro, de fruticultura, automotivo, de confecção, construção civil, bem como o sucroalcooleiro e o químico. O parque industrial é responsável por gerar quase 20% do PIB interno e impulsionar o consumo de outros setores, como comércio e serviços.

Lei do Aprendiz

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4277/20 determina que todas as empresas que possuem contrato com órgãos públicos federais (incluindo autarquias) deverão comprovar anualmente que cumprem a cota prevista na Lei do Aprendiz. Empresas que não cumprirem a cota poderão ser impedidas de participar de processos de contratação com o poder público. A lei obriga as empresas com sete ou mais empregados a ter entre 5% e 15% de seus quadros formados por jovens aprendizes (pessoas entre 14 a 24 anos). Objetivo é estimular as empresas a contratarem jovens aprendizes. Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

O Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caop Cidadania) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza hoje (sexta (04) uma live com o tema Quando o empoderamento feminino dá o xeque-mate no preconceito, com a presença da apresentadora e atriz, Fabiana Karla. O encontro será realizado ao vivo, na conta do instagram do Caop Cidadania (@Caopcidadania_mppe). A condução da conversa será feita pela promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral. “Nós vamos bater um papo com Fabiana, que lidou e superou o preconceito sob vários aspectos durante sua carreira de atriz e apresentadora. Um deles foi a discriminação por ser nordestina, que nós sabemos ser bastante forte em algumas áreas, mas principalmente no Sul e Sudeste do país. Além de discriminações outras, a exemplo da desigualdade de gênero e da gordofobia”, ressaltou a promotora.

Fim das moedas e cédulas?

Com o objetivo da medida é coibir crimes como tráfico de drogas, contrabando de armas e sonegação fiscal, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 214/20 define critérios para emissão e circulação de papel-moeda no Brasil e regras sobre saques de dinheiro em espécie, transferências e pagamentos. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados exige que todos tenham conta bancária e suas transações sejam registradas por meio do CPF ou do CNPJ. Conforme a proposta, após a entrada em vigor da futura norma, poderão existir apenas moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos e de R$ 1 e cédulas de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20. Passados 24 meses, a circulação de moedas e cédulas será proibida – as pessoas terão de depositar o dinheiro nos bancos, pagando um tipo de “pedágio” (35%) sobre o total. O valor arrecadado com o pedágio será repassado ao Banco Central. Fonte: Agência Câmara.

Carteira de motorista valerá 10 anos

O Plenário do Senado aprovou em sessão remota nesta quinta-feira (3), o projeto que altera o Código de Trânsito, ampliando para 10 anos a validade da carteira de motorista (PL 3.267/2019). De iniciativa do Poder Executivo, a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, o projeto retorna para nova votação na Câmara. O projeto estabelece várias alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB — Lei 9.503, de 1997). Entre elas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ter validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. Hoje, a regra geral é de cinco anos de validade. A proposta também estabelece cinco anos para condutores entre 50 e 70 anos de idade; e três anos para condutores com 70 anos ou mais. O texto determina que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores e altera regras para o uso da cadeirinha ou do assento de elevação, acrescentando referências de peso e altura ao limite de 10 anos de idade. Fonte: Agência Senado