A fé move montanhas

Por

Valéria Saraiva*

Em 10.11.2021

Eu estava refletindo sobre a frase “A fé move montanhas.” É um versículo da bíblia. Será que somos capazes de mover montanhas? Acho que quando Jesus Cristo disse isso não estava se referindo à montanha, literalmente falando. Acredito que usou isso como simbologia. Na verdade, a montanha simboliza tudo o que nos impede de alcançar os nossos objetivos. Se o que lhe atrapalha a ter o emprego dos seus sonhos é fazer uma determinada faculdade, a sua montanha é o curso de graduação. Se o seu sonho é viajar para Paris, então sua montanha é a passagem aérea. Se seu objetivo é ter um filho, então sua montanha talvez seja fazer um tratamento de fertilidade.

Nem sempre conseguimos realizar os nossos sonhos, mas temos que saber exatamente o que queremos e o que precisamos fazer para realizar. Se o seu plano não puder ser realizado a curto prazo é só planejar a longo prazo. É preciso acreditar no seu sonho e trabalhar para conseguir realizá-lo. Não adianta esperar tudo cair do céu. Sem esforço, não há recompensa. Temos que ter garra e correr atrás do que queremos.

Se o que eu quero é ter saúde, tenho que ir ao médico, fazer exames, dieta, praticar atividades físicas e, se necessário, tomar remédios e cuidar da minha saúde. Se eu não faço por onde melhorar a minha saúde, como posso tê-la? Não adianta falar da boca pra fora e não tomar nenhuma atitude. É preciso ter foco, saber o que realmente queremos.

Acredito que foi isso que Jesus quis dizer quando falou que “A fé move montanhas.” Que se você realmente quiser uma coisa de todo coração os obstáculos serão contornados e você alcançará o seu sonho. Tenho muitos sonhos, acredito que eles alimentam a vida. Enquanto vivermos, temos que sonhar e almejar alguma coisa. Acredito que vou realizar os meus sonhos. Vou mover as minhas montanhas para alcançar os meus objetivos.

*Valéria Saraiva é enfermeira, poetisa, cronista, autora do livro Lírios, tulipas e escorpiões e integrante da Academia Cabense de Letras.