JOVENS AUTORES – O quanto você mudou
Rui Xavier Filho*
Em 12.11.2021
Aristóteles no famoso livro ‘Poética’ fala bastante sobre arte e, pelo período em que foi escrito, bastante sobre a mimese. Esta nada mais é do que a imitação de algo. No caso da arte, a imitação de uma história para ser contada através de determinada arte. Centenas de anos depois, a reflexão que trago é: Nesta pandemia, quase dois anos de duração, você tem sido você mesmo até agora ou está vivendo em torno de uma mimese própria ?
Nos perdemos demais nesse tempo de pandemia. Ainda sabemos o que queremos ? Quem escreve é um garoto de, agora, 17 anos. No início disso tudo, eu tinha 16, irei fazer 18 e nem ideia de quando irá acabar. Confesso que já mudei de ideia sobre o que fazer na faculdade algumas vezes. Se a vida é uma caixinha de surpresas, então onde está a nossa surpresa para o fim disso tudo ?
Quanto mais tédio temos, mais procuramos no que pensar. E quanto mais pensamos, triplicamos nossas confusões. Assuntos que nem chegaríamos perto de refletir, mas o tempo no vazio não nos deixa escolha a não ser buscar algo no escuro e tão distante. Entramos num verdadeiro labirinto do inferno para daqui tentar fugir. Enquanto cientistas e médicos salvam-nos com vacinas, quem irá salvar nossa saúde mental ?
Tudo aqui feito, aqui será pago. Salvamos vidas ficando isolados, mas nos suicidamos a cada dia mais que se passa. Como tentativa de fuga dessa guerra interna sem fim, quantos já usam a imaginação para “viver” em outro mundo ? Sem visivelmente parecer, dependendo do caso, mas internamente já real. Evitar a realidade seria o melhor jeito de fugir dela ?
Ao final de cada dia, muitos não sabem mais o que são. Talvez ainda estejam vivendo como quem sempre foram. Mas, de qualquer modo, deixo uma última pergunta. Infelizmente, para minha curiosidade, não tenho interesse na resposta, mas sim que isso cause uma reflexão em uma pessoa que seja. Você ainda é o mesmo desde o dia 31 de dezembro de 2019 ?
*Rui Xavier Filho, 17 anos, é aluno do 2º ano do Ensino Médio na Escola Parque-Piedade.
NOTA DO EDITOR
Com esta crônica assinada por Rui Xavier Filho, de apenas 17 anos de idade, o blog Falou e Disse dá sequência à coluna JOVENS AUTORES. O espaço é destinado a estimular e encorajar adolescentes e jovens a compartilharem as suas ideias e os seus pontos de vista de maneira mais ampla, buscando publicar crônicas e artigos sobre os mais variados temas.
A crônica O quanto você mudou foi editada respeitando-se a íntegra do texto recebido.
Textos para publicação no espaço JOVENS AUTORES devem ser encaminhados para o email ambrosiosantos@gmail.com