A verdade vos libertará

Por

Valéria Saraiva*

Em 30.12.2021

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

(João8:32)

Trouxe esse versículo da bíblia porque fiquei muito tempo refletindo sobre ele. A verdade a que se refere o versículo é Jesus. Jesus era a verdade, era o mensageiro da verdade e, morrendo na cruz, redimiu a todos por nossos pecados. Não estou aqui querendo pregar a palavra de Deus. Estou só explicando a minha compreensão sobre o que o versículo.

O educador Paulo Freire ensinou que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo.” Então, é conhecendo a verdade que as pessoas mudam. A começar pela informação. Por isso, a educação é tão importante. Quem tem acesso a informação são as pessoas que leem. Ler faz diferença. Nós temos um país repleto de analfabetos funcionais, pessoas que não conseguem compreender o que leem.

Com o advento das redes sociais as pessoas estão se comunicando mais. Mas, vejo muita gente enviando áudios no aplicativo de WhatsApp. Talvez por ser mais prático. Eu, contudo, prefiro escrever, treinar a escrita. Nem gosto muito de ouvir minha voz em áudio.

Outra coisa que observo muito é a disseminação de vídeos nas redes sociais.  Muitos desses vídeos são manipulados. Algumas pessoas consideram que porque está na internet, é verdade. Nem pesquisam. Caem nas famosas e nocivas fake news. Não repassem informações duvidosas. Pesquisem tudo antes de repassar, para não espalhar notícias falsas.

Os vídeos realmente são mais atrativos do que textos longos. O audiovisual em geral é mais atrativo. Por isso as plataformas de streaming têm crescido tanto. Filmes e séries têm se mostrado mais atrativos do que livros. Embora se saiba que tem crescido a busca por livros digitais ou Ebooks. Eu mesma já li vários. Mas, quem tem acesso a livros físicos ou digitais é uma parcela pequena da população. A leitura precisa ser incentivada pelos governos (federal, estaduais e municipais). Se todos os alunos das escolas tivessem acesso a esses livros não ficariam tanto tempo em jogos de celular.

É por isso que acredito que a verdade liberta sim. Tanto no evangelho como em relação ao conhecimento científico. Pesquisar, ler, se informar de verdade é libertador. A bíblia, como outros livros, deve ser lida e entendida, mas não ser tratada como alguns fazem, colocando sob o braço e repetindo versículos decorados. Faço um apelo para que as pessoas espalhem a verdade, não fake news.

*Valéria Saraiva é enfermeira, poetisa, cronista, autora do livro “Lírios, Tulipas e escorpiões” e membro da Academia Cabense de Letras.

Foto destaque: www.fundacaovicintin.org.br