Na Europa, quase 60% dos adultos estão acima do peso ou obesos

Por

OMS

Em 04.03.22

Levantamento da Organização Mundial da Saúde no continente mostra ainda que uma entre três crianças, em idade escolar, sofre do problema; Dia Mundial da Obesidade é marcado neste 4 de março, com alerta sobre risco para doenças crônicas, incluindo câncer e diabetes. 

Este 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. A Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que pessoas acima do peso têm mais risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2, doenças respiratórias ou ter a saúde mental comprometida.

Na Europa, um relatório divulgado nesta sexta-feira mostra que 60% dos adultos europeus estão acima do peso ou obesos.

Crianças nas estatísticas

Na Europa, 1 entre 3 crianças está acima do peso ou obesa.

Foto Rocio Franco/ONU Info – Na Europa, 1 entre 3 crianças está acima do peso ou obesa.

Segundo o Escritório da OMS na região, uma entre três crianças em idade escolar no continente sofre do problema. De acordo com a agência, a pandemia continua tendo grandes impactos nas pessoas, dentre eles, o aumento dos casos de obesidade.

Quem está obeso precisa de tratamento de qualidade. A OMS recomenda soluções práticas para reverter o que chama de “crise de obesidade”, uma vez que as taxas globais triplicaram desde 1975, aumentando até cinco vezes entre crianças e adolescentes.

Acabar com a vergonha e a culpa

Segundo a OMS, 500 mil morrem por ano de doenças cardiovasculares causadas pelo consumo de gorduras trans

Domínio público – Segundo a OMS, 500 mil morrem por ano de doenças cardiovasculares causadas pelo consumo de gorduras trans

Segundo a agência da ONU muito pode ser feito, incluindo restrições às estratégias de marketing de alimentos e bebidas com altos teores de açúcar ou gordura. A OMS diz ainda que é preciso oferecer, nas cidades, oportunidades para as pessoas caminharem, pedalarem ou praticarem outros esportes.

Para a agência, é importante cultivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância e lembra que a obesidade é um problema com diversas causas: estilo de vida, escolhas alimentares, fatores genéticos, psicológicos, socioculturais e econômicos. Por isso, é importante quebrar o ciclo de vergonha e culpa e mudar a maneira como a obesidade é tratada na esfera global de saúde pública.

Foto: Photo: UNICEF/Toutounji – A OMS afirma que casos de obesidade triplicaram desde 1975.