CSW: Nações Unidas acolhem maior evento global de mulheres
ONU News
Em 14.03.2022
Tema prioritário é alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas no contexto das mudanças climáticas, políticas e programas ambientais e de redução de risco de desastres; duas semanas de sessões culminam com resolução após análises de avanços em relação às metas globais.
Começa nesta segunda-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 66ª. sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, CSW.
Centenas de pessoas participam em plenárias ministeriais e eventos paralelos. O maior evento mundial de mulheres será realizado em formato híbrido devido ao impacto da pandemia.
ONGs
Entre os representantes estão delegações de Estados-membros, entidades das Nações Unidas e organizações não-governamentais.
O tema prioritário deste ano é alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas no contexto das mudanças climáticas, políticas e programas ambientais e de redução de risco de desastres.
Criada em 1946, a Comissão sobre o Estatuto da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Este é o segundo maior evento no calendário da organização, depois da Assembleia Geral.
Plataforma de Ação
Em duas semanas de sessões, a comissão adotará programas de trabalho, avaliará os progressos alcançados e fará recomendações para acelerar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim para o empoderamento das mulheres.
Além de examinar e adotar uma resolução do tema prioritário, a reunião anual deve acompanhar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para o avanço da igualdade de gênero.
Em 2020, a Covid-19 ditou que a CSW65 fosse realizada em formato completamente virtual.
Foto destaque: ONU/Ryan Brown –