Educação

Projeto literário destaca importância dos rios em roda de conversa no Cabo

Por Redação, com Assessoria

Em 22.11.2024

Doutor em Geografia, o professor, escritor e integrante da Academia Cabense de Letras (ACL) Enildo Gouveia recorreu à literatura para ressaltar a importância dos rios em roda de conversa com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio do Integral Educacional Colégio e Curso (antigo Colégio Mário de Andrade), no Cabo de Santo Agostinho, na segunda-feira (18).

A apresentação foi a quarta edição do projeto Academia de Portas Abertas, parceria entre a Academia Cabense de Letras e a Fundação Sicredi. O tema: Rios e literatura, as águas, a poesia, a vida.

De forma dinâmica, Enildo Gouveia estimulou a leitura dos alunos com poemas e crônicas de confrades e confreiras da ACL, a exemplo de Douglas Menezes, Jairo Lima e da patronesse Celina de Holanda inspiradas no rio Pirapama, que banha a cidade e abastece parte da Região Metropolitana do Recife a partir da Barragem de Pirapama.

Professor e escritor Enildo Gouveia durante roda de conversa com alunos do Integral Educacional Colégio e Curso (antigo Colégio Mário de Andrade).

“A partir dessas poesias, falei da importância dos rios, inclusive dos rios que estão no município do Cabo, que têm sofrido também vários problemas como desmatamento [em suas margens], poluição. O processo foi bem interativo, onde os alunos leram essas poesias e a crônica, enquanto eu fazia a exposição da temática sobre rios, de como o rio é representado dentro da literatura, especialmente a cabense”, explicou Gouveia.

A atividade contou com a presença de gerentes da Fundação Sicredi, que entregaram uma placa simbolizando a parceria Sicredi/ACL. O evento foi prestigiado pelo coordenador da unidade escolar, o professor Almir Mendes.

Academia de Portas Abertas – O projeto foi iniciado em setembro deste ano, na Escola Técnica Epitácio Pessoa, com o tema “Esperanto – da origem aos dias atuais”, ministrado pelo presidente da Associação Pernambucana de Esperanto, o professor Sebastião Pimentel, com a participação da poetisa e escritora Vera Rocha, secretária da ACL.

Já na Escola Municipal Manoel Maria Caetano, no bairro de Rosário, aconteceu a segunda edição do projeto com o tema “Setembro Amarelo”, ministrado pelo vice-presidente da ACL, o psicólogo e escritor Carlos Gomes.

A terceira edição ocorreu em outubro, tendo como cenário a Escola Municipal Dr. João Lopes, na Usina Bom Jesus. Lá, a temática apresentada foi “Educação e Conscientização Ambiental: Prevenindo queimadas e promovendo sustentabilidade”, ministrada pela consultora em Sustentabilidade, Carla Silveira.

De acordo com a coordenadora do projeto, Vera Rocha, o Academia de Portas Abertas surgiu da necessidade de inserir no seio estudantil temas transversais já trabalhados em sala de aula, ou não, com viés literário.

“Outro objetivo é que o projeto viesse a se popularizar no meio acadêmico, oferecendo oportunidade e valorizando o potencial de confrades, confreiras e convidados da ACL”, explica Vera Rocha.

Vera Rocha destaca a importante parceria para o bom funcionamento do projeto Academia de Portas Abertas. “É o primeiro projeto financiado pela Cooperativa Financeira Sicredi. Tal iniciativa visa expandir, em nossa cidade, a área de atuação da entidade, que já se comprometeu em dar continuidade em 2025, devido ao sucesso obtido nessa fase embrionária”, alegra-se Vera Rocha.

Até o final de 2024 estão programadas mais duas sessões do projeto: uma, no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas (pela Fachuca), na sexta-feira, dia 29 de novembro, às 19h, com o tema “A mulher Negra e o Movimento Literário Negro”, ministrado pela acadêmica da ACL, a poetisa Francisca.

E no dia 3 de dezembro, às 19h, na Escola Modelo Antônio Benedito, no bairro de Garapu. O tema não está definido, mas será algo sobre estímulo à leitura, ministrado pelo escritor e integrante da ACL, Eugênio Gerônimo.

Fotos: Divulgação

2 thoughts on “Projeto literário destaca importância dos rios em roda de conversa no Cabo

  1. Magnífico! Gratidão aos jornalistas José Ambrósio e Wilson Firmo – ambos integrantes da Academia Cabense de Letras pela divulgação desse importante Projeto.

O que você achou desse conteúdo?

Discover more from

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading