Crônicas

Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas é o novo livro de Tereza Soares

José Ambrósio dos Santos*

Em 08.11.2024

“Eu percebi que eu descrevia sentimentos baseados em situações vivenciadas, talvez como uma faceta poética da jornalista que sou, com aquele olhar denunciante ou buscando a verdade em realidades.”

Poetisa e escritora, a jornalista Tereza Soares lança nesta sexta-feira (08.11) o livro Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas. Cofundadora da Academia Cabense de Letras (ACL), onde atua desde 2009, a autora é reconhecida por uma escrita que une poesia e prosa em uma reflexão profunda sobre o universo feminino, as dores e os anseios da vida contemporânea.

A publicação ressalta o seu olhar sensível e transformador sobre a escassez de afeto e a necessidade de justiça e amor em tempos tão complexos.

“Eu percebi que eu descrevia sentimentos baseados em situações vivenciadas, talvez como uma faceta poética da jornalista que sou, com aquele olhar denunciante ou buscando a verdade em realidades”, reflete Soares.

Em suas palavras, há uma tentativa de ir além da dureza dos fatos, buscando um propósito mais intenso. “Existe nessa poesia, o sonho de algo maior, que enxergo para além da realidade dura, como o ideal que se persegue. A partir dessa percepção, entendi o quanto trouxe nesse momento poético meu, de substratos de realidades já descritas e sentidas. Me peguei parafraseando coisas ditas e escritas ressignificando-as com uma linguagem que o meu coração recita neste livro dialogando com o leitor”, sinaliza.

Jornalista Tereza Soares

O prefácio é assinada pela escritora e presidente da ACL, Neilza Buarque. Em um trecho do prefácio, Buarque, descreve a poesia de Tereza Soares como uma “oração natural” que cura e inspira. “Tereza transmite a ideia de resiliência e renascimento”, analisa. A obra é vista por ela como um farol de luz que guia os leitores a um futuro mais humano e justo. ​

O lançamento está programado para as 19h, o Mercado das Artes, no centro do Cabo de Santo Agostinho, e integra a programação do Festival Cabense de Cultura, que ocorre desde a quinta-feira (07) e vai até domingo (10.11). O evento celebra a diversidade cultural local, destacando projetos desenvolvidos com o apoio da Lei Paulo Gustavo.

É nesse ambiente de celebração da cultura cabense que Tereza Soares se prepara para autografar sua obra e compartilhar com o público as emoções e inspirações que conduziram sua criação.

Cada uma das 100 páginas de Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas convida o(a) leitor(a) a um mergulho em temas de dor e cura, em uma jornada de resistência poética. A obra, com selo da Editora Nova Presença, que chegou às etapas finais do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, exalta o poder da poesia como cura e reinvenção, oferecendo uma visão esperançosa e fortalecedora.

O Mercado das Artes (antigo Mercado da Farinha) fica na Rua Vigário João Batista (Rua da Matriz), s/n, Centro, no Cabo de Santo Agostinho.

*José Ambrósio dos Santos é jornalista e integrante da Academia Cabense de Letras.

Com Assessoria

Imagem: Divulgação

 

2 thoughts on “Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas é o novo livro de Tereza Soares

  1. Não conheço Tereza Soares,mas pela tão bem feita descrição da autora,pela visão do escritor Ambrósio,quero muito ler seu livro.

    1. Que bom Jô! Me diga como levar o livro até você! Me mande mensagem pelo ZAP 81985753721 para vermos como a gente viabilizar. Será um prazer! Beijos, Tereza.

O que você achou desse conteúdo?

Discover more from

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading