Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas é o novo livro de Tereza Soares

Por

José Ambrósio dos Santos*

Em 08.11.2024

“Eu percebi que eu descrevia sentimentos baseados em situações vivenciadas, talvez como uma faceta poética da jornalista que sou, com aquele olhar denunciante ou buscando a verdade em realidades.”

Poetisa e escritora, a jornalista Tereza Soares lança nesta sexta-feira (08.11) o livro Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas. Cofundadora da Academia Cabense de Letras (ACL), onde atua desde 2009, a autora é reconhecida por uma escrita que une poesia e prosa em uma reflexão profunda sobre o universo feminino, as dores e os anseios da vida contemporânea.

A publicação ressalta o seu olhar sensível e transformador sobre a escassez de afeto e a necessidade de justiça e amor em tempos tão complexos.

“Eu percebi que eu descrevia sentimentos baseados em situações vivenciadas, talvez como uma faceta poética da jornalista que sou, com aquele olhar denunciante ou buscando a verdade em realidades”, reflete Soares.

Em suas palavras, há uma tentativa de ir além da dureza dos fatos, buscando um propósito mais intenso. “Existe nessa poesia, o sonho de algo maior, que enxergo para além da realidade dura, como o ideal que se persegue. A partir dessa percepção, entendi o quanto trouxe nesse momento poético meu, de substratos de realidades já descritas e sentidas. Me peguei parafraseando coisas ditas e escritas ressignificando-as com uma linguagem que o meu coração recita neste livro dialogando com o leitor”, sinaliza.

Jornalista Tereza Soares

O prefácio é assinada pela escritora e presidente da ACL, Neilza Buarque. Em um trecho do prefácio, Buarque, descreve a poesia de Tereza Soares como uma “oração natural” que cura e inspira. “Tereza transmite a ideia de resiliência e renascimento”, analisa. A obra é vista por ela como um farol de luz que guia os leitores a um futuro mais humano e justo. ​

O lançamento está programado para as 19h, o Mercado das Artes, no centro do Cabo de Santo Agostinho, e integra a programação do Festival Cabense de Cultura, que ocorre desde a quinta-feira (07) e vai até domingo (10.11). O evento celebra a diversidade cultural local, destacando projetos desenvolvidos com o apoio da Lei Paulo Gustavo.

É nesse ambiente de celebração da cultura cabense que Tereza Soares se prepara para autografar sua obra e compartilhar com o público as emoções e inspirações que conduziram sua criação.

Cada uma das 100 páginas de Paráfrases do Que Vi: Poemas e Prosas convida o(a) leitor(a) a um mergulho em temas de dor e cura, em uma jornada de resistência poética. A obra, com selo da Editora Nova Presença, que chegou às etapas finais do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, exalta o poder da poesia como cura e reinvenção, oferecendo uma visão esperançosa e fortalecedora.

O Mercado das Artes (antigo Mercado da Farinha) fica na Rua Vigário João Batista (Rua da Matriz), s/n, Centro, no Cabo de Santo Agostinho.

*José Ambrósio dos Santos é jornalista e integrante da Academia Cabense de Letras.

Com Assessoria

Imagem: Divulgação