Show de Bola – A goleada histórica e o destino de Messi

Por
Hamilton Rocha*
Em 17.08.2020
A sexta-feira, 14 de agosto de 2020 nunca mais será esquecida pela torcida de um dos mais importantes times do planeta. A derrota por 8 x 2 para o Bayern foi a maior da história dos 120 anos do Barcelona. Claro que a equipe não tem o brilho de anos anteriores, mas ninguém esperava a humilhação diante do time de Munique.
Além da derrota, os bastidores do Barcelona fervem porque a sua principal estrela, o argentino Lionel Messi, já disse à pessoas próximas que quer deixar a equipe. Aos 33 anos, Messi quer respirar novos ares e o jogo contra o Bayern pode ter sido o último na equipe catalã. O contrato vai até o final de 2021. O problema é o valor da multa rescisória prevista. Qual o time no planeta, principalmente depois da pandemia, que tem em caixa 700 milhões de euros para bancar?
O argentino tem condições de jogar em alto nível por mais 4 ou 5 temporadas. A verdade é que Messi não quer mais entrar em campo com a camisa do Barcelona, a não ser que volte atrás, como fez em relação à seleção argentina. O jogador chegou a dizer que jamais voltaria a defender a seleção do seu país.
CURTAS
Lambança – Elogiada por todos, inclusive aqui na coluna, por fazer um trabalho profissional dentro do clube, a diretoria do Náutico pisou na bola em relação ao afastamento de Gilmar Dal Pozzo do comando da equipe. Primeiro, por colocar um valor de multa rescisória fora da realidade do futebol local; e completou a lambança ao exigir que o treinador comande o sub-23 até o final deste ano. Ficou feio.
Fora da Zona – Depois de convencer na estreia na vitória contra o Ceará, o Sport fez duas partidas fora de casa. O time voltou a mostrar velhos defeitos nos jogos contra Vasco e Atlético-GO. No jogo de ontem, pelo menos conseguiu um ponto ao empatar nos acréscimos em Goiânia. Agora, o time de Daniel Paulista vai pegar São Paulo e Santos na Ilha do Retiro. São 4 pontos em 3 partidas. Pelo menos até agora, o time que é, para muitos, candidato a cair, ainda não frequentou a zona da degola.
Em Casa –  O Santa Cruz faz sua primeira partida no Arruda pela Série C nesta terça-feira (18). Depois do empate fora de casa contra o Paysandu, é hora de vencer na competição. Com uma defesa mostrando segurança, o Santa precisa melhorar seu ataque, que vem decepcionando nos últimos jogos. O adversário é o Treze de Campina Grande, que acabou de conquistar o Campeonato Paraibano, mas não vence o  Santa no Arruda há 21 anos. Que o tabu seja mantido.
Cearenses – As duas equipes do Ceará não começaram bem o Brasileirão. Depois de 3 rodadas, Fortaleza e Ceará estão na zona de rebaixamento. Hoje são clubes organizados fora de campo, mas vão precisar contratar para evitar a volta para a Série B. Rogério Ceni e Guto Ferreira não vão ter vida fácil porque a cobrança lá é intensa. A permanência dos dois times na elite foi muito festejada no ano passado e permitiu uma melhoria considerável em suas estruturas.
Foto destaque: Reprodução GETTY-IMAGES