Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo promove inclusão no mercado de trabalho
ONU News
Em 02.04.2021
Data destaca oportunidades num mundo pós-pandemia; em mensagem, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, diz que recuperação é oportunidade de repensar sistemas de educação e treinamentos para que todos atinjam seu potencial.
Este 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Este ano, a data destaca a importância de inclusão no mercado de trabalho.
Em mensagem, o secretário-geral disse que após a pandemia, “um dos principais objetivos deve ser construir um mundo mais inclusivo e acessível que reconheça as contribuições de todas as pessoas, incluindo pessoas com deficiência.”
Oportunidade
António Guterres afirma que a crise criou novos desafios, mas “os esforços para reacender a economia global são uma oportunidade de repensar o local de trabalho para tornar a diversidade, inclusão e igualdade uma realidade.”
A recuperação é uma chance também de repensar os sistemas de educação e treinamentos para garantir às pessoas com autismo oportunidades de concretizar seu potencial.
Segundo ele, o acesso ao trabalho decente requer a criação de um ambiente propício.
Guterres citou o objetivo da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás e disse que o mundo deve fazer valer os direitos de todas as pessoas com deficiência, incluindo os que têm autismo, “garantindo sua plena participação na vida social, cultural e econômica.”
Evento
Nesta quinta-feira, 8 de abril, a ONU celebrará a data com um evento virtual, organizado pelo Departamento de Comunicação Global e pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, em colaboração com a Fundação Specialisterne.
A Fundação Specialisterne utiliza o conhecimento obtido com o emprego de pessoas com autismo para apoiar a criação de postos de trabalho para um milhão de pessoas.
O evento incluirá painéis de discussão com indivíduos com autismo e que enfrentaram os desafios no mercado de trabalho, mas mesmo assim conseguiram criar novas oportunidades.
Foto destaque: Unsplash/Michal Parzuchowski –