Nações Unidas lembram os mortos da Segunda Guerra Mundial
ONU News
Em 08.05.2021
No total, cerca de 40 milhões de civis perderam a vida no conflito; cerca de 20 milhões de soldados, quase metade deles russos caíram na batalha, que durou de 1939 a 1945.
Nestes 8 e 9 de maio, as Nações Unidas marcam o Tempo de Recordação e Reconciliação Pelos que Perderam a Vida Durante a Segunda Guerra Mundial.
Nestes dias, a ONU convida todos os 193 países-membros, organizações não governamentais e indivíduos a prestar homenagem às vítimas do conflito.
Objetivos
No total, cerca de 40 milhões de civis morreram durante a guerra, entre 1939 e 1945. Cerca de 20 milhões de soldados, quase metade russos, perderam a vida.
A resolução que estabeleceu o dia, aprovada em 2014, afirma que este acontecimento histórico estabeleceu as condições para a criação das Nações Unidas, “determinadas a salvar as gerações vindouras do flagelo da guerra”, como diz o preâmbulo da Carta da ONU.
O documento pede que os Estados-membros unam esforços para enfrentar os novos desafios e ameaças, com as Nações Unidas desempenhando um papel central para resolver as controvérsias por meios pacíficos.
No texto, a Assembleia Geral lembrou que a Segunda Guerra Mundial “trouxe uma tristeza indescritível à humanidade, particularmente na Europa, na Ásia, na África, no Pacífico e outras partes do mundo”.
Memória
Em mensagem publicada no ano passado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o mundo nunca deve “esquecer o Holocausto e os outros crimes graves e horrendos cometidos pelos nazistas.”
Segundo ele, “a vitória sobre o fascismo e a tirania em maio de 1945 marcou o início de uma nova era.”
Guterres lembrou que “uma apreciação pela solidariedade internacional e humanidade compartilhada levou ao nascimento das Nações Unidas, com a missão primordial de salvar as gerações seguintes do flagelo da guerra.”
A data, 8 de maio, foi escolhida por ser o dia, em 1945, em que as forças nazistas da Alemanha se renderam.
Foto destaque: ONU/Evan Schneider –