Em mensagem sobre Ano Novo budista, Guterres ressalta humildade e empatia

Por

ONU News

Em 26.05.2021

Dia do Vesak é considerado sagrado para milhões de budistas em todo o mundo; secretário-geral da ONU diz que todos podem receber inspiração dos valores desta data.

O chefe das Nações Unidas, António Guterres, marca esta quarta-feira o Dia do Vesak, a celebração do Ano Novo budista, reconhecendo as contribuições que essa religião “deu à espiritualidade e cultura humanas por mais de dois milênios e meio.

Em mensagem, o chefe da ONU enviou “calorosas saudações” a budistas em todo o mundo, nesta data que comemora o nascimento, o iluminismo e o falecimento de Buda.

Inspiração

Guterres disse que todos, budistas e não-budistas, podem encontrar inspiração na mensagem de honestidade, compaixão e respeito por todas as coisas vivas.

Foto ONU/Violaine Martin – Guterres pediu que todos aproveitem esta data para decidir “construir uma vida de paz e dignidade para todos em um planeta saudável”

Segundo ele, enquanto o mundo enfrenta o impacto duradouro da pandemia de Covid-19, “fica mais claro do que nunca que humildade e profunda empatia são essenciais para o nosso bem-estar e do planeta.”

Para terminar, ele pediu que todos aproveitem esta data para decidir “construir uma vida de paz e dignidade para todos em um planeta saudável.”

Em 1999, a Assembleia Geral aprovou uma resolução reconhecendo internacionalmente o Ano Novo budista, destacando a contribuição que o Budismo, uma das religiões mais antigas do mundo, continua a dar à espiritualidade.

Foto destaque: ONU/Evan Schneider – Celebrações do Dia do Vesak na Assembleia Geral, em Nova Iorque, em 2011