No Dia da ONU, Guterres aponta solidariedade como “único caminho a seguir”
ONU News
Em 24.10.2021
Secretário-geral acredita na união para enfrentar grandes desafios e alcançar metas globais; festejos dos 76 anos da organização acontecem em todos os países; Nova Iorque acolhe exposição fotográfica ilustrando 130 nações, homenagem ao dia é realizada na Expo Dubai 2020.
Este 24 de outubro é o Dia das Nações Unidas, data que marca a entrada em vigor da Carta da ONU em 1945.
O secretário-geral António Guterres pediu que haja união em torno dos ideais da paz, do desenvolvimento, dos direitos humanos e das oportunidades para todos defendendo que estes valores “não têm prazo de validade”.
Esperança
A mensagem faz um apelo ao mundo para cumprir totalmente a promessa, o potencial e a esperança da organização que foi criada há 76 anos como um “veículo de esperança para um mundo que emergia de um conflito catastrófico”.
“Hoje, as mulheres e os homens que trabalham na ONU levam essa esperança aos quatro cantos do globo. A Covid-19, os conflitos, a fome, a pobreza e a emergência climática lembram-nos que o nosso mundo está longe de ser perfeito. Mas também deixam claro que o único caminho a seguir é o da solidariedade”.
Para Guterres, o mundo pode enfrentar grandes desafios e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se estiver unido.
“Ao garantirmos que todas as pessoas, em todos os lugares, têm acesso às vacinas da Covid-19 o mais depressa possível. Assegurando e defendendo os direitos e a dignidade de todas as pessoas – especialmente dos mais pobres e desfavorecidos, das meninas e das mulheres, das crianças e dos jovens. Procurando terminar com os conflitos que assolam o nosso mundo. Assumindo e cumprindo compromissos climáticos ousados que salvem o nosso planeta.”
Comemorações
O secretário-geral defende ainda a construção de uma governaça global que seja mais inclusiva, interligada e eficaz, tal como indica o relatório a Nossa Agenda Comum recentemente publicado.
Na sede da ONU em Nova Iorque, o dia será marcado com a exposição de fotos o Mundo Que Queremos, #TheWorldWeWant, que exibe cerca de 50 mil imagens de mais de 130 países.
Na última semana aconteceu o concerto anual do Dia das Nações Unidas com apresentações ao vivo e pré-gravadas. Para 2021, o evento destacou o apelo ao reforço da cooperação internacional no interesse das nações e dos povos, por um futuro mais pacífico e próspero para todos.