Cordel, luzes de versos

Por

Jénerson Alves

Em 19.11.2021

A data 19 de novembro marca o Dia do Cordelista. O momento é uma homenagem a Leandro Gomes de Barros – sem dúvida, o maior ‘best seller’ de Literatura de Cordel da história, com milhões de exemplares vendidos. Romances como ‘O cachorro dos mortos’, ‘Os sofrimentos de Alzira’, ‘Juvenal e o dragão’, e ‘A história da Donzela Teodora’ são da lavra de Leandro Gomes. O autor é como um ‘luzeiro’ irradiando versos.

Há alguns anos, muitos se questionavam acerca da permanência dessa arte. Acreditava-se que, com o advento dos meios de comunicação em massa, o Cordel poderia perder o vigor ou mesmo desvanecer. Contrariando os ‘profetas de obituário’, essa arte despontou como uma fênix e vem galgando ainda mais espaços. A internet catapultou a Literatura de Cordel a novos patamares e serviu de vitrine para o surgimento de novos talentos. Em 2018, recebeu o título de Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),

Em Caruaru-PE, cidade onde resido, o que percebo é uma espécie de ‘paradoxo’ (ou um chiaroscuro). Por um lado, escolas, empresas, faculdades e a imprensa são setores que abraçam e valorizam a produção cordelística, enaltecendo nomes tradicionais e abrindo caminhos para novos cordelistas galgarem passagem. Por outro lado, percebe-se que falta um afinco maior do poder público para viabilizar o retorno das atividades tanto na sede da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel quanto no Museu do Cordel, dois dos principais recintos de produção e difusão desta arte no Nordeste.

Driblando as pedras e semeando flores, os cordelistas seguem transformando a vida em histórias versificadas. Permanece vivo o legado de Leandro Gomes de Barros, João Martins de Athayde, Olegário Fernandes, Patativa do Assaré, Manoel Monteiro e outras estrelas luminosas do céu da poesia. São luzes que jamais se apagam.

*Jénerson Alves é jornalista e membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. Escreve às sextas-feiras.

Foto destaque: Jénerson Alves