Show de Bola – Começou a decisão

Por

Hamilton Rocha*

Em 03.08.2020

Andou longe de ser um grande jogo, apenas duas equipes com muita disposição. Salgueiro e Santa Cruz empataram a primeira partida das finais no sertão com poucas emoções. Em igualdade de condições, os times  entram em campo nesta quarta-feira (05.08), na partida que define o campeonato pernambucano.

Sem ter um campeão fora do trio de ferro (Santa, Sport e Náutico) desde 1944, o Salgueiro tem, mais uma vez, a chance de  fazer história. O carcará tem um time arrumado, mas não será fácil surpreender o Santa no Arruda.  Para os tricolores, a conquista do Pernambucano significa o trigésimo título, o sexto nos últimos 10 anos.

Em um ano difícil, com a paralisação por causa da pandemia da covid-19, o campeonato chega ao final mostrando que os pernambucanos precisam melhorar muito para o Brasileiro nas quatro séries (A,B,C e D), caso contrário, o torcedor vai sofrer.

CURTAS

Na torcida – Por ironia do destino, o Santa Cruz tem um  grande aliado nas finais do Campeonato Pernambucano: os torcedores alvirrubros. Se o Santa conquistar o título estadual o Náutico garante vaga na Copa do Brasil do próximo ano. E não dá pra pensar em rivalidade; a Copa do Brasil paga uma quantia significativa para as equipes que passam de fase.

Livre do vexame – Depois de vencer as duas primeiras partidas do quadrangular da morte, o Sport está aliviado. Não será dessa vez que os rubro-negros irão disputar a segundona do estadual. A última partida contra o Petrolina é só para cumprir tabela. Sábado, o leão estreia na Série A do Brasileirão contra o Ceará. O time de Guto Ferreira pode chegar aqui campeão do Nordeste, caso o Bahia não reverta a vantagem no jogo final amanhã em Salvador.

Reação – A ordem nos Aflitos é reagir. Com insucessos em todas as competições disputadas até agora, o Náutico foca a disputa da Série B para salvar 2020. Se conseguir o acesso para a elite, ninguém vai lembrar dos fracassos no Pernambucano, Copa do Brasil e Nordestão. A diretoria admite que ainda vai ao mercado buscar contratações. É preciso colocar mais experiência no elenco, que tem alguns jovens da base.

Rivalidade – Palmeiras e Corinthians mais uma vez estão na final do maior campeonato do país. A velha rivalidade promete emoções nos dois jogos. O primeiro em Itaquera e a segunda partida na Arena Palmeiras.  O velho Luxa volta a participar da disputa de um grande  título, mostrando que não perdeu o brilho. Do outro lado, o competente e jovem técnico do timão, Tiago Nunes. Bom duelo.

Foto destaque: Wanderley Luxemburgo (Palmeiras) x Tiago Nunes (Corinthians)