Pandemia x mídias sociais: live é o arroz de festa

Por

Andréa Pessoa*

Em 08.08.2020

Você já sabe que pandemia da #covid-19 está trazendo mudanças na vida de todas das pessoas, em especial nos aspectos sociais, comportamentais, culturais, educacionais, tecnológicos e, consequentemente, econômico.

Aqui no Brasil, o termo #coronavírus é muito mais acessado no google do que a palavra #covid-19”. Você sabia disso? Acabei de fazer um cruzamento das palavras no google trends e essa tendência apareceu em tempo real para mim. Se bem que de março para cá houve um aumento de acessos com a palavra #covid-19. Naturalmente, porque a imprensa começou a explicar um pouco mais sobre a doença, mostrando que ela decorre do contágio do coronavírus.

Nas mídias sociais, o arroz de festa é a live, quer esteja no instagram ou no youtube. O insta é o atual queridinho das mídias e o youtube, há anos, já conquistou um público de forma definitiva no Brasil e no mundo.

A CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, explicou, no site UOL, que a força das lives vem do desejo de “interação” nesse período de isolamento. “Ao mesmo tempo que as pessoas estão conectadas, elas querem interagir. Então essa questão da live está muito ligada [ao fato de] a gente querer compartilhar com os outros”, afirmou Vogel.

Ela acredita que o consumo de notícias e programas jornalísticos também cresceu e fez com que os comentários sobre esse tema aumentassem nas redes sociais.

Afinal, as pessoas querem informações de credibilidade sobre o coronavírus e como se prevenir da covid-19. O grande desafio para a sociedade é saber o que é verdade e o que é fake, mas isso é motivo para outro post.

*Andréa Pessoa é jornalista, palestrante, facilitadora de Cursos de Comunicação e Marketing Digital, Gestão da Imagem Corporativa, além de consultora de Gestão de Crise de Imagem da Mandala Consultoria de Comunicação.

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