Projeto social cria gibi para falar de trabalho infantil de forma simples

Por

Mariana Lima/Observatório 3º Setor

Em 03.02.2021

O gibi ‘Turminha da Providência – Resgatando a Cidadania’ faz parte do projeto Costurando Meus Direitos

Lançado no final de 2020, o gibi ‘Turminha da Providência – Resgatando a Cidadania’ apresenta informações sobre o trabalho infantil em uma linguagem simples.

A obra faz parte do projeto Costurando Meus Direitos, apoiado pelo Fundo Brasil através do edital ‘Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda’.

A publicação busca ampliar a divulgação de informações em prol da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Voltado para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social no Morro da Providência, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, o projeto quer combater o trabalho infantil sem desconsiderar a necessidade de sustento das famílias.

Inicialmente, o projeto previa oficinas, mas precisou ser remodelado devido à necessidade do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O gibi apresenta a história de um grupo de amigas e amigos que não se conforma com o fato de uma menino ter de abandonar os estudos para ajudar a mãe.

A história debate questões relativas ao trabalho escravo infantil e seus personagens são inspirados nas crianças que participaram do projeto Costurando Meus Sonhos.

A meta é chegar às mães que podem estar na mesma situação, explicando de forma simples o que é e como funcionam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Para ler a história em quadrinhos, clique aqui.

Fonte: Fundo Brasil Notícias

Foto destaque: Foto: Divulgação (esq.) | Adobe Stock Licenciado (dir.)