Exposição Tem Arte no Cardápio mostra o talento do artista plástico Jairo Lima

Por

José Ambrósio dos Santos

Em 11.04.2021

O enclausuramento imposto pela pandemia do novo coronavírus despertou no escultor cabense Jairo Lima o talento também para a pintura. Com mais tempo em casa ele transportou para as telas a habilidade e a criatividade de quem tem trabalhos espalhados pelo Brasil, inclusive na sala do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, uma Nossa Senhora estilizada. Sua arte pode ser apreciada no Restaurante A Chácara, no Cabo de Santo Agostinho (PE), na exposição Tem Arte no Cardápio, que permanece até o final deste mês.

Trabalhando com esculturas há cerca de oito anos, Jairo Lima, que também é poeta e escritor, redescobriu a pintura como forma de melhor aproveitar o tempo extra. “A pandemia me deu a oportunidade de me encontrar com a pintura. Foi uma opção terapêutica neste momento em que precisamos preservar nossa sanidade mental”, diz Jairo Lima. O resultado é uma produção intensa de telas multicoloridas inspiradas nos traços cubistas de Tarsila do Amaral, Picasso, com inspiração também em Kandinsky.

Jairo Lima

“Penso que o colorido nos remete ao ambiente de alegria, o que harmoniza com a minha proposta de arte espiritualizada, em que o ético e o estético devem se encontrar”, reforça o artista.

Apesar de muito criterioso com tudo o que faz, Jairo Lima não tem o hábito de anotar nome de comprador(a) e o destino de suas peças/telas – como o fazem  muitos artistas – e  já perdeu a conta de quantas foram comercializadas. Lembra, entretanto, que há peças também fora do Brasil. Uma das suas esculturas, Chico Xavier, vem sendo comercializada (versão reduzida) pela 3D Design para todo o país.

 

Foto destaque: A Ceia. Acrílico sobre tela (70cmx70cm) de Jairo Lima. Dezembro de 2020.