Brasileiros dizem que país é racista, mas só 4% admitem atos racistas
Isabela Alves/Observatório do Terceiro Setor
Em 16.06.2021
61% dos brasileiros já presenciaram uma pessoa negra sendo humilhada e discriminada devido à sua cor em lojas, shoppings, restaurantes ou supermercados
No Brasil, 84% da população enxerga o país como racista. No entanto, apenas 4% das pessoas admitem que já praticaram atos racistas. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Locomotiva, que entrevistou 1.630 pessoas de 72 cidades do país.
Além disso, 61% dos entrevistados apontaram que já presenciaram uma pessoa negra (preta ou parda) sendo humilhada e discriminada devido à sua raça/cor em lojas, shoppings, restaurantes ou supermercados.
A pesquisa foi encomendada pelo Carrefour, como uma resposta ao caso João Alberto, que foi assassinado dentro de uma unidade do supermercado em Porto Alegre, em novembro do ano passado, na véspera do Dia da Consciência Negra.
A iniciativa pretende mapear e denunciar o racismo institucional do Brasil para que casos como esse não se repitam no futuro.
João Alberto foi linchado e assassinado por Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, dois seguranças do Carrefour que o identificaram como uma ameaça.
Em abril deste ano, a rede internacional informou, por meio de nota, que ofereceu à viúva da vítima, Milena Borges, uma indenização de mais de R$ 1 milhão, que foi recusada.
O Grupo Carrefour Brasil ainda criou o site Não Vamos Esquecer, que pretende dar transparência à atuação da empresa diante do caso.
Fonte: Hypeness