Afeganistão: Comunidade Internacional deve agir de forma decisiva para evitar mais tragédias
Anistia Internacional
Em 18.08.2021
Milhares de pessoas no Afeganistão correm sério risco de represálias do Talibã. Para Anistia Internacional, situação no país é uma tragédia que poderia ter sido evitada, e que pode ser ainda mais agravada se a comunidade internacional não agir rapidamente.
Em resposta ao colapso do governo afegão após a tomada do poder pelo Talibã e as cenas caóticas no aeroporto de Cabul quando milhares de pessoas tentam deixar o país, Agnès Callamard, Secretária-geral da Anistia Internacional, afirmou:
“O que estamos testemunhando no Afeganistão é uma tragédia que deveria ter sido prevista e evitada. Ele só será ainda mais agravada sem uma ação rápida e decisiva da comunidade internacional. Milhares de afegãos em sério risco de represálias do Talibã – de acadêmicos e jornalistas a ativistas da sociedade civil e mulheres defensoras dos direitos humanos – correm o risco de ser abandonados a um futuro profundamente incerto.
“Os governos estrangeiros devem tomar todas as medidas necessárias para garantir uma saída segura do Afeganistão para todos aqueles que correm o risco de serem alvos do Talibã. Isso inclui agilizar os vistos, fornecer apoio para evacuações do aeroporto de Cabul, fornecer realocação e reassentamento e suspender todas as deportações e devoluções forçadas. Convocamos os EUA a fornecer segurança contínua no aeroporto enquanto as evacuações estiverem em andamento.
Os governos estrangeiros devem tomar todas as medidas necessárias para garantir a passagem segura do Afeganistão para todos aqueles que correm o risco de serem alvos do Talibã
Agnes Callamard, Secretária-geral da Amnistia Internacional
“Enquanto o povo do Afeganistão enfrenta uma realidade totalmente nova, o Conselho de Segurança da ONU também deve adotar uma resolução de emergência apelando ao Talibã – que agora controla efetivamente o país – a respeitar o direito internacional dos direitos humanos, proteger os civis e acabar com os ataques de represália, como as negociações sobre acordos de transição continuam. ”
Contexto
Milhares de afegãos e afegãs temendo um retorno ao domínio do Talibã estão tentando fugir do país através do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram centenas de pessoas correndo pela pista enquanto os soldados norte-americanos disparam tiros de advertência para o alto; uma multidão empurrando e abrindo caminho escada acima tentando embarcar em um avião; e dezenas se agarrando às laterais dos aviões que tentavam decolar.
Segundo comunicado das autoridades aeroportuárias, todos os voos comerciais foram suspensos. O aeroporto de Cabul foi sobrecarregado na noite de domingo, com mais de 2.000 pessoas esperando embarcar em voos comerciais que saem do país, de acordo com relatos da mídia.
Segundo informações, pelo menos cinco pessoas morreram no aeroporto de Cabul, enquanto centenas de pessoas tentavam entrar nos aviões à força. Não está claro se as vítimas foram mortas por tiros ou se foram pisoteadas durante os tumultos. As tropas americanas estão atualmente encarregadas do aeroporto e supervisionam os esforços em andamento para evacuar os cidadãos americanos.