“Precisamos de narrativas que engajem as pessoas”, declara Fe Cortez, idealizadora da Menos 1 Lixo
Nicole Wey Gasparini, do Um Só Planeta
Em 30.10.2021
A ativista ambiental acaba de lançar seu primeiro livro, ” Homo Integralis”, que realiza, em tom positivo, um chamado para todos agirem pela regeneração do planeta. Sim, ainda dá tempo!
“HOMO INTEGRALIS: uma nova história para a humanidade” é uma jornada que vai recontar a história da humanidade que ainda não aconteceu. É com este título convidativo que a carioca Fe Cortez, idealizadora da Menos 1 Lixo, faz sua estreia como escritora.
A ativista, que é defensora da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e apresentadora da primeira temporada do reality Menos é Demais, da Discovery Brasil, leu mais de 80 livros sobre sustentabilidade e sobre os caminhos para a regeneração do Planeta antes de escrever seu livro à convite da Editora Leya.
“Queria escrever um livro que não fosse nada do que eu já tivesse visto. Minha intenção é trazer uma narrativa positiva e propositiva, porque já estamos saturados de fatalismo e alarmismo dentro da agenda ambiental”, reforça Fernanda, que pariu este projeto enquanto gesta uma nova vida que nascerá no próximo ano.
Norteada pelo propósito de unir as pessoas e fazê-las refletir sobre o seu papel como parte da solução, a obra reforça que é possível reverter o cenário atual. “Sabemos que a humanidade pode não ter dado certo, mas o que seria este cenário desejado, caso a nossa espécie tivesse dado certo? O Homo Integralis é uma evolução do Homo Sapiens e que revela o caminho que ainda podemos trilhar para escrever uma nova história para a nossa e para as outras milhões de espécies que habitam a mesma casa”, enfatiza.
Escrita em um tom de bate-papo, a obra convida diferentes perfis de pessoas a lerem. Apesar de trazer conceitos disruptivos de grandes autores dessa “nova era” como Fritjof Capra, Joanna Macy, Vandana Shiva, Daniel Wahl, entre outros, o livro não é pautado em termos técnicos e, aqueles que aparecem, são seguidos de explicações didáticas.
Para Fe (como costuma ser chamada), sua intenção é inspirar as pessoas para a ação; mostrar que é possível reverter o cenário atual e que está nas mãos de cada um promover a regeneração do Planeta
O foco na ação não é novidade para quem já conhece a história da empreendedora. Fe criou a Menos 1 Lixo pelo anseio de que as pessoas desenvolvessem a consciência de que podem fazer a diferença no mundo com simples ações cotidianas. Depois de assistir ao documentário “Trashed”, que apresenta o caminho do lixo em diversos lugares do mundo, a administradora entendeu que deveria fazer algo para mudar esse contexto, nem que fosse no seu entorno.
Do desejo de tornar acessível este conhecimento e de demonstrar que pode ser fácil adotar atitudes sustentáveis, ela decidiu empoderar as pessoas para essas pequenas mudanças por meio de um copo retrátil, reutilizável, eito de silicone, produzido no país e vendido em diferentes cores. “Eu sempre soube que uma ação vale mais que 1 milhão de palavras. Quando ressignificamos a nossa relação com consumo, damos atenção ao que realmente tem valor”, ressalta.
Foto destaque: youtube.com