Guterres se reúne com jovens, mulheres e indígenas na Colômbia cinco anos após Acordos de Paz
ONU News
Em 23.11.2021
Secretário-geral realiza viagem oficial ao país, onde também terá encontros com presidente Ivan Duque, ex-integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc-EP, e líderes da sociedade civil; vilarejo de Llano Grande tornou-se símbolo de harmonia.
As Nações Unidas participam do aniversário de cinco anos dos Acordos de Paz de Havana, que acabaram com um conflito civil de mais de cinco décadas na Colômbia.
Os Acordos, firmados em 2016, também levaram ao fim o grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc-EP, que combatiam as tropas do governo colombiano.
Reintegração
O secretário-geral, António Guterres, visita o Departamento de Antióquia, que abriga o vilarejo de Llano Grande, uma área de treinamento e reintegração de ex-guerrilheiros.
O enviado especial da ONU News à Colômbia, Antonio Lafuente, conversou com vários moradores, que falaram sobre a reconstrução de suas vidas em tempos de paz, e como é viver sem os tiroteios daquela época.
Confira a reportagem em Llano Grande.
Llano Grande é considerado um símbolo de harmonia e coexistência pacífica.
Várias agências da ONU estão apoiando mais de 15 projetos na região para ajudar na reintegração de ex-combatentes, oferecer treinamento e suporte para camponeses e pequenos produtores.
Conselho de Segurança
Além de se reunir com o presidente da Colômbia, Ivan Duque, o chefe das Nações Unidas, António Guterres, se encontra com ex-integrantes das Farc, líderes comunitários, grupos de mulheres, jovens e indígenas.
Na tarde desta terça-feira, ele participa da cerimônia do quinto aniversário dos Acordos de Paz, organizada pelo governo, na cidade de Apartadó, e mais tarde, ele realiza reuniões com representantes da sociedade civil.
A cerimônia de assinatura dos Acordos de Paz de Havana, há cinco anos, foi realizada com a presença do ex-secretário-geral Ban Ki-moon.
Uma Missão de Verificação das Nações Unidas, que tem o mandato do Conselho de Segurança, atua no país apoiando os esforços de consolidação da paz após a assinatura dos Acordos de Havana
Fotodestaque: ONU/Esteban Vanegas –