Cristo Redentor é cenário do primeiro grande tributo às vítimas da COVID-19

Por

Redação, com informações da CNBB

Em 01.07.2020

Como forma de homenagear os 60.194 brasileiros mortos pelo novo coronavírus (número contabilizado até as 13h desta quarta (01.07), conforme levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do Verificado – iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação -, promovem hoje, às 19h, uma missa em tributo às vítimas com o tema “Para Cada Vida”. Terá como cenário uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, no Rio de janeiro,  considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e será transmitido ao vivo no YouTube.

A celebração trará mensagens de solidariedade às famílias fortemente afetadas pelas perdas nesta pandemia, de gratidão aos trabalhadores e voluntários anônimos, assim como aos profissionais da saúde que estão atuando diante de um desafio mundial, e também de esperança a todos os brasileiros. E contará com uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco e de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB.

A cerimônia religiosa será presidida pelo Cardeal brasileiro Dom Orani João Tempesta. “A nossa arquidiocese foi escolhida para ser o lugar de manifestar a nossa solidariedade e oração por aqueles que faleceram com essa pandemia. Justamente nesse altar, que é o Cristo Redentor, queremos colocar todas as pessoas do mundo inteiro que partiram, para que sejam recebidas na casa do Pai. E rezar pelos seus familiares para que consolados prossigamos na procura do bem e da paz.”, disse o Cardeal.

Em seguida, uma projeção que os organizadores anunciam como impactante será transmitida no Cristo Redentor, um dos maiores cartões-postais do mundo. Para encerramento da celebração haverá um show da cantora Alcione, contribuindo para promover um momento de esperança, essencial em meio ao sentimento de fragilidade do cenário atual.

Com a celebração, a CNBB, a Cáritas Brasileira e o Verificado têm o objetivo de proporcionar uma homenagem para cada vida, além de humanizar este momento crítico pelo qual o mundo está passando, dando luz às vidas perdidas, que tendem a serem apenas estatísticas devido ao alto número de óbitos diários.

A celebração “Para Cada Vida” conta com o apoio do projeto Verificado, uma iniciativa global da Nações Unidas que busca inundar os canais de comunicação com informações verificadas e transmitidas pela ONU envolvendo os temas de ciência, solidariedade e soluções, combatendo a infodemia de desinformações em meio à pandemia que assola o mundo.

O projeto conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e com o apoio de articulação do NEXUS, movimento global que facilita espaços de encontro entre as novas gerações de filantropos, empreendedores sociais e investidores de impacto.