A juventude cabense brilhando na Europa
Jairo Lima*
Em 14.10.2022
Quando se fala em juventude na cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE), infelizmente logo nos lembramos dos trágicos números de homicídios acumulados na última década. Centenas de jovens foram ceifados pelas mãos impiedosas do tráfico, vidas precocemente violentadas pelo vício e consequentes relações nefastas e trágicas com a violência a si e para com os outros.
Mas, nem tudo é espinho na terra que homenageia Aurélio de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho, o cristão que tanto defendeu a manutenção e defesa da paz. Ele que também ficou conhecido pela teoria de que a fé seria o único meio de alcançar a verdade.
Primogênita do casal cristão Frederico Menezes e Luciana Oliveira, Talita Helena de Araújo é a mais nova cientista cabense a pisar o solo da Europa, mais precisamente na Queens University, na Irlanda, Reino Unido, onde reside há dois anos.
Se guiando pela fé em Deus, como espírita, e em si mesma, além de perseguir com garra o conhecimento com avidez nos estudos, Talita tem como irmãs Esperança e Dandara, essa pós-graduanda em oncologia no AC Camargo Câncer Center em São Paulo. Talita estudou na Escolinha Doriana e no Casulo, no Cabo, e fez curso de inglês no Senac/Cabo. Nascida no Hospital Samaritano, se formou em biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez mestrado e logo em seguida concluiu o curso de Doutorado em Pesquisa Genética. Submetida a entrevista com quatro doutores irlandeses, foi aprovada como Cientista Pesquisadora.
Atualmente ela realiza pesquisas relativas ao câncer de esôfago, que vitima milhares de pessoas pelo mundo, na busca de biomarcadores que identifiquem pacientes com doenças pré malignas, de modo a conseguir o reconhecimento preventivo do câncer e o seu consequente desenvolvimento. Em contato com a jovem pesquisadora e perguntando sobre os seus objetivos, ela foi categórica: “O meu sonho é contribuir na existência das pessoas, fazendo com que haja melhoria substancial na qualidade de vida, menos sofrimento e mortes por esse tipo de doença.”
Assim como Talita que foi em busca dos seus objetivos a mais de sete mil quilômetros de distância, temos vários outros jovens cabenses pelo mundo afora, alguns inclusive nos arredores da nossa cidade, despontando nas mais variadas áreas da atividade profissional. São jovens promissores que acreditaram na capacidade de vitória e que hoje colhem frutos por não cortarem as arvores da esperança de suas vidas, do conhecimento, do equilíbrio e da correta orientação familiar, deixando-se florear no campo da existência. E hoje, se ajudam a perfumar o mundo, é porque foram os principais tutores dos seus próprios destinos.
Que como Talita e outros tantos jovens vencedores possam ser fontes de inspiração para outros jovens, outras famílias e para os nossos gestores públicos. O conhecimento liberta e abre as portas do futuro.
*Jairo Lima – Escritor, artista plástico e membro da Academia Cabense de Letras.
Orgulho e orgulho desta Cabense que saiu daqui para estudar/pesquisar sobre uma doença que ceifa muitas vidas. Parabéns para Talita e seus pais Frederico e Luciana.