Segundo volume da trilogia Das tralhas às trilhas será lançado hoje, no Cabo
Da Redação
Em 30.06.2023
O livro é assinado pelo professor e escritor Geraldo Feitosa, que é deficiente visual. Ele é também autor de cordéis e músicas.
O plenário da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho será palco, hoje, para o lançamento do segundo volume da trilogia Das tralhas às trilhas, do professor e escritor Geraldo Feitosa. Dividida em 30 capítulos, a obra explora enredos peculiares, convidando o leitor a uma conversa tranquila numa varanda, ora para assistir aos folguedos de crianças travessas para, logo depois, entregar-lhe a tensão de algum acontecimento dramático.
A trilogia destaca a história do menino George, cego desde a sua primeira infância, que é o personagem central de toda a narrativa. É notório o crescimento do garoto e o despertar de uma inteligência vivaz, cultivada e estimulada pela própria mãe, sua primeira e maior educadora.
A publicação ressalta a convivência dos personagens na Baía de Maria Farinha, em Pernambuco, na qual os leitores acompanham o bucólico cotidiano de uma pequena povoação, quando era ainda apenas uma colônia de pescadores, mas que, por força da especulação imobiliária, se converte num espaço de veraneio de onde a população nativa é expulsa de seu território tradicional. E se deparam com a incisiva denúncia dos aspectos sociais e culturais dos projetos imobiliários que desrespeitam os modos de vida dessas populações vulneráveis.
No lançamento, programado para as 18h, ainda em clima junino, o cantor Aleixo dos Oito Baixos animará o público tocando e cantando o tradicional forró pé-de-serra. O livro custa R$ 60,00 e também pode ser adquirido via https://shopee.com.br/product/
SOBRE O AUTOR – Geraldo Feitosa, deficiente visual, é poeta cordelista, escritor, professor de Língua Portuguesa, professor Brailista, Analista de TIC (ATI – Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco), diretor da CODEFIL (Cooperativa do Produtor Portador de Deficiência de Pernambuco), presidente da ABEDEV (Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais), secretário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Petrolina-PE, sócio-fundador e ex-presidente da Associação Pernambucana de Cegos (APEC), ex-membro da Comissão Brasileira do Braille (CBB-MEC/DF), ex- gestor do CAP-PE (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual). Além disso, Geraldo tem uma grande paixão pela música. Ao longo de sua trajetória compôs diversas canções com ênfase para o trabalho desenvolvido à frente do Flor da Macambira, grupo musical do qual foi o fundador e atuou como produtor, coordenador, instrumentista e vocalista.
Foto: Divulgação