Centro das Mulheres do Cabo comemora 8 de Março com caminhada

Por

Rafael Negrão*

Em 08.03.2024

No dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC) realiza a 40ª Caminhada que este ano comemora os 40 anos dessa instituição berço de diversas organizações das mulheres populares e da luta feminista por direitos à igualdade de gênero e raça.

A concentração acontece às 15h, na Praça da Bíblia, na Avenida Historiador Pereira da Costa, Centro da cidade, com término na sede da instituição, localizada na Rua Padre Antônio Alves, nº 20, por trás do antigo Teatro Barreto Júnior.

O evento é tradicional e pretende reunir mais de 2 mil mulheres das diversas comunidades do Cabo de Santo Agostinho e da Região Metropolitana do Recife (RMR). incluindo mulheres das cidades de Ipojuca e Escada.

A coordenadora geral do CMC, a filósofa Izabel Santos, ressalta que a caminhada é um ato político e de comemoração. “Neste dia vamos afirmar os nossos direitos, denunciar todas as violências de gênero e lutar por novas conquistas. Além disso, vamos comemorar os 40 anos da nossa instituição que é pioneira na implementação e monitoramento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em Pernambuco”, afirmou a feminista.

Já estão confirmadas as apresentações da cantora Ava Guimarães e do Coral Orquestra Fantasia da Juventude Lírica. A ação tem o apoio da Prefeitura do Cabo.

*Rafael Negrão é jornalista e Assessor de Imprensa do Centro das Mulheres do Cabo.

Ilustração: Marcelo Ferreira