Organizações de mulheres lançam campanha #EuVotoEmNegra
Redação
Em 23.07.2020
Com um twittaço às 11h e uma ‘live’ às 16h, organizações de mulheres lançam hoje, nas mídias digitais, a campanha Eu Voto em Negra. A campanha que usa a hastag #EuVotoEmNegra é uma iniciativa do Projeto Mulheres Negras e Democracia e destaca o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, 25 de julho.
Mesmo as mulheres sendo 52,5% das eleitoras no Brasil, tem baixa representatividade nos cargos políticos. Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da ONUe da União Interparlamentar, no ranking de representatividade feminina no Parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres. São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras na Câmara, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos. Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O atual governo tem somente 9% de representatividade feminina, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.
Com as eleições anunciadas para 15 de novembro, os partidos já começam a dialogar sobre as candidaturas. “Esse é um momento importante para os partidos mostrarem se são antirracistas ou não. Apoiar candidaturas de mulheres negras significa representatividade da maioria da população brasileira. E a campanha vem para estimular a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma maior representatividade nos espaços de decisão de nosso país”, disse Piedade Marques, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.
De acordo com dados do TRE-PE, Pernambuco tem 26 prefeitas, 260 vereadoras, 10 deputadas estaduais, 1 deputada federal e 1 vice-governadora. A participação feminina é tímida no resultado geral – foram eleitas 5% das quase seis mil que se candidataram aos diferentes cargos no Estado.