A fé move montanhas
Valéria Saraiva*
Em 21.09.2020
Às vezes me pego pensando que tenho reclamado muito da vida. Às vezes tenho esses insights sobre meu egoísmo. Como se o meu problema fosse maior do que o de todo mundo. Mas vem a razão e percebo, depois de um breve momento, que não, não é, que é só um problema muitas vezes até simples.
Infelizmente, tenho esses momentos egoístas em que olho pra mim mesma e esqueço do mundo. O ego faz com que eu me coloque em primeiro lugar em tudo, nos meus pensamentos e atitudes.
Devemos pensar em nós mesmos, sim, mas não exclusivamente. Ao nosso redor as pessoas também sofrem e precisam da nossa ajuda.
Às vezes é difícil de suportar ver o sofrimento dos outros, principalmente quando esse outro é a nossa própria mãe.
Um dia ela cuidou de mim, quando eu era pequena e frágil, e também dos meus irmãos. Hoje é ela que precisa ser cuidada. Faço isso com muito amor. Mas ainda assim sinto o coração apertado quando vejo o sofrimento dela.
Ouvi muito uma frase quando era criança: “Deus dá o frio conforme o cobertor!”
Tenho tentado de todas as formas dar o melhor de mim para ela. Mas não é fácil.
Tenho percebido uma melhora significativa nela, mas ainda requer cuidados.
Ela sempre me ensinou a ser forte, independente, dona do meu nariz. Hoje percebo que não sou tão forte assim. Mas que por baixo de toda a fragilidade dela, minha mãe tem uma força que só Deus pode explicar.
Todas as orações, tudo que fizemos até agora só tem me mostrado que a fé dela move montanhas. É poderosa.
Enquanto os médicos davam dias de vida pra ela, hoje eu a vi se levantar e passear até o terraço, na cadeira de rodas, depois de mais de um mês em uma cama hospitalar.
Nos exames, a maioria das taxas se normalizaram em relação aos anteriores. Só algumas alterações por consequência da cirrose hepática.
Tem um versículo da Bíblia que ilustra bem essa história em Lucas 18:22: “E Jesus lhe disse: Vê, a tua fé te salvou.”
Pois é, mainha. Ainda temos muito caminho pra percorrer, mas estamos no rumo certo. Deus está contigo. Ele tem te sustentado todo esse tempo e continua contigo.
Como disse Santo Agostinho: “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.”
Mahatma Gandhi assim definiu: “Deus é a puríssima essência. Para os que tem fé nele, Deus simplesmente é.”
Termino essa crônica como uma pergunta: Já fez sua oração hoje?
*Valéria Saraiva é enfermeira, poetisa, cronista, autora do livro “Lírios, Tulipas e escorpiões” e membro da Academia Cabense de Letras. Escreve às segundas-feiras.
Foto destaque: mesagenscomamor.com