Dia Internacional da Menina (11) será marcado com o Festival Flow Delas
Redação
Em 07.10.2020
“O Dia Internacional da Menina para mim é muito importante. É um dia de luta e resistência, principalmente por ser uma menina negra. Nós, meninas, queremos ir e voltar sem ser assediadas e queremos ser respeitadas. Com a minha voz e letras sobre racismo e empoderamento, eu inspiro meninas a se respeitarem e se amarem.” O depoimento de MC Soffia, cantora de hip hop de apenas 16 anos de idade, define bem a proposta do Festival Flow Delas, o de garantir que cada menina tenha o direito de se expressar, fazer suas escolhas e de ser quem deseja.
Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para celebrar a potência de vozes de meninas negras e indígenas brasileiras, o festival celebrará o Dia Internacional da Menina com evento online neste domingo 11 de outubro. A cantora e influenciadora MC Soffia faz parte do corpo de juradas, também composto por negras e indígenas, que avaliarão os conteúdos.
O festival é voltado para adolescentes de 13 a 18 anos, que inscreveram vídeos de até 2 minutos sobre os direitos de meninas negras e indígenas, incluindo temas de saúde, proteção contra a violência, educação, engajamento e participação nas políticas públicas.
Para isso, os adolescentes puderam participar com raps, manifestos, poemas, versos de músicas, entre outras formas de expressão. A proposta foi promover um amplo debate sobre ações antirracistas, com o protagonismo dos grupos mais afetados por esse tema.
“O festival é uma oportunidade para reivindicar o direito de cada menina crescer e se desenvolver plenamente, valorizando as múltiplas expressões e identidades dos grupos mais afetados pelas desigualdades no Brasil. Todas as pessoas têm a responsabilidade de promover ações antirracistas, mas o protagonismo deve ser das meninas negras e indígenas”, diz Gabriela Mora, oficial da área de adolescentes e ponto focal de gênero do UNICEF.
Na primeira fase, serão selecionados cinco vídeos, com base no conteúdo desenvolvido, que passarão para a etapa seguinte do festival. As pessoas responsáveis pelos cinco vídeos selecionados receberão mentoria da Produção Preta, produtora audiovisual formada por jovens, a fim de reelaborar o vídeo inscrito com mais técnicas audiovisuais. Para isso, cada finalista receberá um kit de acessórios para celular que podem ser usados para melhorar a qualidade dos conteúdos.
A votação ficará aberta ao público. Os cinco finalistas farão apresentações ao vivo durante evento online do dia 11 de outubro e contarão com um corpo de juradas influenciadoras e celebridades que avaliarão o conteúdo e escolherão o grande finalista. A pessoa ou equipe responsável pelo vídeo finalista, selecionado durante o festival, receberá um celular smartfone como premiação.
Além disso, para inspirar e motivar meninas para se expressarem, a influenciadora e cantora MC Soffia abraçou a ação e gravou pílulas de vídeos. Soffia divide os desafios de ser cantora, jovem negra e influenciadora com recados empoderadores e inspiradores para todas as meninas do Brasil. Essa ação faz parte também da iniciativa Minhas Escolhas, uma parceria do UNICEF e da Plan International Brasil. Os vídeos Papo reto sobre racismo; Sua voz vale muito e Faça acontecer estão sendo divulgados nas redes sociais do UNICEF e da Plan.
“Eu mostro para as meninas que elas também podem ter a voz delas, podem chegar onde eu cheguei e acreditar nos sonhos delas. Quando eu repasso essas mensagens, as meninas podem enviar para outras pessoas e, assim, podemos ir mudando o mundo”, conta MC Soffia.
O que: Festival Flow Delas acontece no próximo domingo 11,por meio de plataforma online, às 16h30 (a ser divulgada nas redes sociais do UNICEF Brasil).
Foto: A cantora e influenciadora MC Soffia faz parte do corpo de juradas, também composto por negras e indígenas, que avaliarão os conteúdos. Foto: Agência Brasil