Líder indígena está entre as 100 pessoas mais influentes de 2020

Por

Isabela Alves/Observatório do 3º Setor

Em 13.12.2020

Nemonte Nenquimo é uma líder indígena membro da nação Waorani. Ela foi reconhecida pela Revista Time por sua luta pela preservação da Amazônia

Nemonte Nenquimo, de 34 anos, é uma líder indígena membro da nação Waorani da Região Amazônica do Equador. Ela é a primeira mulher presidente do Waorani de Pastaza (Conconawep) e cofundadora da organização sem fins lucrativos Ceibo Alliance.

Por conta da sua luta pela preservação da Amazônia, ela entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes de 2020. O reconhecimento foi feito pela Revista Time.

Nemonte deu visibilidade para a causa social e levou a voz dos indígenas que vivem na Amazônia para o mundo. A sua luta foi elogiada, inclusive, pelo ator estadunidense Leonardo DiCaprio.

Em uma publicação no Facebook, o ator afirmou:  “Nemonte está vivendo sua batalha e conversar com ela significa testemunhar uma rara clareza de propósito. Lembro-me de uma vez que ela me disse que não iria desistir. Que continuaria a lutar. Que continuaria a defender a floresta que ama das indústrias e companhias de petróleo que a devorariam. Ela manteve sua palavra e continua a ser a voz e defensora de sua comunidade. A causa de Nemonte é a nossa causa. Tive a sorte de tê-la conhecido e ainda mais feliz por ter aprendido com ela”.

A principal luta de Nemonte é contra a perfuração, a mineração e o desmatamento da Amazônia. Ela pretende proteger 180.000 acres de floresta virgem no nordeste do Equador.

Fonte: Razões Para Acreditar