Os prós e contras da pandemia para os gestores públicos

Por

Jairo Lima*

Em 10.02.2021

A pandemia, ao passo que é algo preocupante e de incomodo profundo, lança sobre os gestores públicos grandes desafios, para hoje e para o futuro. Mas, ela também traz a benesse do tempo para um melhor planejamento, ou seja, pensar com calma para fazer melhor.

O Plano Plurianual (PPA) que vai 2021 a 2025 precisa considerar que os elevados custos hoje provocados pela pandemia terão fortes impactos na economia daqui pra frente, algo não só exclusivo ao Brasil, claro.

Ao passo que hoje as prefeituras estão recebendo rapasses federais – foram mais de R$ 125 bilhões a estados e municípios até o momento, sem considerar os gastos com a vacina – elas, as prefeituras, estão “poupando” gastos por exemplo com eventos, insumos nas escolas, manutenção de frota, redução dos impactos ambientais provocados pelas indústrias e comércio, o que, portanto, diminui doenças respiratórias e, por conseguinte, menos gastos na saúde pública, energia, água…  Só no Rio de Janeiro, R$ 35 milhões saem dos cofres públicos para a Festa de Momo. Entretanto, sabemos que a indústria da diversão movimenta bilhões de reais em todo o país. No ritmo que vai a vacinação, tenho dúvidas se teremos o São João, o que trará outro efeito duplo aos cofres municipais.

Mas, o fato é que haverá recursos públicos poupados e muito tempo para o planejamento do quê, quando, onde e como fazer. Será certamente impossível seguir tudo como outrora. A realidade impõe mais criatividade, utilização de novos recursos tecnológicos, mais transparência na aplicação do erário e racionalidade nas políticas públicas. Ousar conectado com as aspirações do povo, eis o caminho diferenciado para surpreender positivamente e agradar a população.

Os prefeitos encontrarão certamente um eleitor mais exigente, que não aceita a desculpa de que o gestor passado fez ou deixou de fazer. Ele será mais exigente não apenas pelo estresse do confinamento, mas também por saber do acumulo dos preciosos bens como dinheiro e tempo.

Jairo Lima é pós-graduado em Gestão Pública e membro da Academia Cabense de Letras.

Foto destaque: m.youtube.com