Polarização de quem com quem?
O entrechoque desses extremos conduziria a um segundo turno onde uma maioria seria levada a apoiar Lula, alguns o considerando um mal menor do que Bolsonaro.
Na grande mídia monopolizada, hoje às turras com o bolsonarismo, muitos apostam que essa disputa abriria espaço para uma candidatura de apelo popular — ao estilo outsider — apoiada nas forças de centro e centro-direita amplamente vitoriosas no último pleito municipal.
De outra parte, agrava-se a polarização social objetiva, na medida em que a pandemia aumentou a concentração da produção, da renda e da riqueza e acelerou a exclusão de milhões dentre os mais pobres.
Mas seria simplista em demasia imaginar que o conflito na base da sociedade possa automaticamente se refletir na esfera política.
Há a mediação de muitos fatores, entre os quais a movimentação real de lideranças e partidos e a influência midiática na informação e formação da consciência política da maioria.
Dentre os que incentivam a polarização Lula-Bolsonaro, há quem aposte que o desgaste tanto do bolsonarismo quanto do petismo favoreceria uma candidatura de centro-esquerda.
Aposta semelhante fez o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, quando da reeleição de Dilma Rousseff. Eduardo pretendia superar Aécio ou a própria Dilma e se constituir na alternativa nova capaz de vencer o pleito num segundo turno.
Seria um candidato de chegada, imaginava.
Marina Silva, que o substituiu, ficou longe disso.
Algo semelhante tenta agora Ciro Gomes, que bate duro em Lula e no PT e também em Bolsonaro, na expectativa de atrair parcelas expressivas do centro e mesmo do centro-direita.
Mas, como observou “Marx no 18 Brumário”, frequentemente a evolução do quadro político em situação crítica (como o Brasil de agora) escapa à vontade subjetiva dos principais atores em presença.
Toda a cautela é válida. Sobretudo para quem trabalha pela construção de uma ampla coalizão de forças no campo popular e progressista, capaz de derrotar a extrema direita.
Vale agora o adágio tão do gosto dos nordestinos: “devagar com o andor, que o santo de barro.”