Professora pedala pelo sertão nordestino para dar aulas de graça às crianças com deficiência nesta pandemia
Isabella Jabali/Razões para Acreditar
Em 12.06.2021
Com uma bicicleta simples, a professora Noadias Novaes, 38, pedala embaixo de sol forte nas estradas do sertão do Ceará para dar aulas a mais de 30 crianças e adolescentes com deficiência que não têm acesso a internet nesta pandemia.
Chamado “educação delivery”, o projeto foi feito para impedir que as crianças ficassem sem estudos. Fizemos uma vaquinha da VOAA para que Noadias consiga comprar sua bicicleta elétrica, impressora e os materiais escolares dos alunos. Clique para ajudar!
Os alunos, alguns com síndrome de down e paralisia infantil, por ficarem muito tempo sem acesso aos estudos, poderiam regredir na fala e na cognição motora. Sabendo disso, a professora começou a visitá-los de porta em porta.
“A gente vai caminhando e deixando nossa marca. Quando meus alunos crescerem… nossa, eu até me emociono. Mas acho que vão se lembrar daquela professora que ia para a frente da casa deles, né? Que eu sirva de incentivo para continuarem estudando”, conta Noadias.
Professora pedala mais de 1h todos os dias
Como não tem carteira de motorista, a professora usa uma bicicleta antiga para se locomover até as casas. Ela gasta, em média, 40 minutos para ir e 40 para voltar. Além das aulas, ela oferece lanches, pipoca e cuscuz, tudo do próprio bolso.
Ela também ajuda os alunos e suas famílias, que são bem carentes, com cestas básicas e roupas doadas para sua iniciativa que hoje se transformou no projeto AEE – Atendimento Educacional e Especializado.
“Muitas dessas crianças tinham na merenda da escola a sua única refeição do dia”
Para ajudar Noadias, criamos a vaquinha para que ela consiga comprar uma bicicleta elétrica que facilite sua locomoção, uma impressora para imprimir as tarefas e apostilas, e materiais escolares para as crianças.
Fotos: Arquivo pessoal