Cientistas e artistas brasileiros apoiam campanha da ONU contra informações falsas sobre a Covid-19

Por

ONUNews

Em 25.12.2021

Durante este mês, especialistas vão “invadir” redes sociais de celebridades e de influenciadores para compartilhar conteúdo sobre as variantes do coronavírus e a importância de ter o ciclo completo da vacinação. 

Até o fim de dezembro, vários cientistas brasileiros vão ocupar os perfis no Instagram e no Twitter de celebridades e de influenciadores, compartilhando informações verídicas e de interesse geral sobre a Covid-19.

A iniciativa faz parte do projeto “Verificado” das Nações Unidas, que tem como meta combater as notícias falsas que circulam pela internet e dificultam o controle da pandemia.

Mateus Solano e Fábio Porchat

O doutor em Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Rômulo Neris (@romulismo) vai “invadir” a conta no Instagram do ator Mateus Solano (@mateussolanooficial). Já a biomédica Jaqueline Goes, que mapeou os primeiros genomas do SARS-CoV-2 no Brasil (@drajaquelinegoes) divulgará informações úteis sobre o combate à Covid-19 no Instagram do rapper Emicida (@emicida).

Já o humorista e apresentador Fábio Porchat (@fabioporchat) terá a sua conta no Twitter comandada pela neurocientista Mellaine Dutra. Outros cientistas também fazem parte do grupo que apoia a campanha da ONU e irão divulgar informações nos perfis do jogador de futebol Richarlison (@richarlison97), do rapper Criolo (@criolomc), da apresentadora Didi Wagner (@didiwagner) e da atriz Titi Muller (@titimuller_).

Ação Global

O projeto da Equipe Halo é uma ação global que busca comunicar a ciência de forma clara e acessível, com ações de pesquisadores que divulgam estudos sobre a Covid-19.

Desde o ano passado, os vídeos da campanha já atingiram mais de 14 milhões de visualizações. A Equipe Halo também produz conteúdo para o movimento #TodosPelasVacinas e para redes sociais como TikTok, YouTube, Quebrando o Tabú e Canal Futura.

Foto destaque: Divulgação – O ator brasileiro Mateus Solano participa da campanha da ONU contra fake news sobre a Covid-19