Mais do que simples emojis

Por

Jénerson Alves*

Em 19.08.2022

Um dos aspectos da sabedoria consiste em observar detalhes do cotidiano e deles extrair ensinamentos. Não sou sábio, mas procuro enxergar lampejos de sabedoria mesmo em cenários pueris. Recentemente, pus-me a pensar sobre os três macaquinhos que fazem parte dos emojis das redes sociais.

Descobri que mais do que a representação de simpáticos animaizinhos, eles são uma clara referência a um antigo provérbio. O significado dos três macaquinhos está em não ver, não ouvir e não falar o mal. Essa forma de proceder livra e protege do mal, trazendo paz e harmonia para quem assim vive.

Para tanto, é necessário ter uma consciência de si. Ninguém está unicamente na luz, tampouco nas sombras. Todos estamos em um ciclo dialético de oposição – razão x emoção; juventude x velhice; luz x trevas; sabedoria x estultícia; vida x morte. Baltazar Gracián já registrou: “É muito importante saber escolher. Geralmente, disto dependerá a sua vida”.

É imperioso discernir o que devemos escolher para ver, ouvir e falar. As mais diversas dimensões da nossa existência são impactadas por tais decisões. Meu desejo é ouvir a voz do verdadeiro profeta que diz as palavras de Deus: “Olhai para Mim e salvai-vos” (Isaías 45:22).

*Jénerson Alves é jornalista e membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. Escreve às sextas-feiras.

Imagem: Reprodução/internet