Gatinhas e gatinhos

Por

José Ambrósio dos Santos

Em 05.03.2024

Cinco e meia da tarde e o sol se esconde no horizonte proporcionando um belo espetáculo para os olhos e para a alma.

Caminho em direção à padaria para comprar o pão ainda quentinho.

Na calçada do outro lado da rua do prédio onde moro, em Candeias, outra cena emocionante: cerca de oito gatinhos e gatinhas se eriçam e seguem apressados em direção a um casal que se aproxima.

É hora da janta e eles sabem que ela está chegando.

Ração e água para todos.

Uma festa.

É assim todos os dias com o nascer e o pôr do sol na Rua Padre Nestor de Alencar e outras vias da comunidade.

Mariângela e seu amigo Francisco compõem um grupo que inclui mais cinco pessoas: Ana Paula, Rose Simone, Vívian e Virgília. O grupo se reveza no cuidado e na atenção aos bichanos.

Os bichanos – eles somam 25 – até têm nomes. Duas gatinhas atendem ao serem chamadas de Anna e Elza, irmãs na animação ‘Frozen – Uma aventura congelante’.

Anna e Elza estão sempre juntas.

Os animais assistidos por esses voluntários são castrados através de parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que mantém serviço de atendimento veterinário.

Sei que enquanto uns aplaudem a iniciativa, alguns optam por desviar o olhar e ate criticar, às vezes sob o falso argumento de que preferem ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Não enxergam a grandeza transcendente presente nessa doação quase invisível para muitos e que, inclusive, não costuma render votos. É pequena a presença de pessoas que atuam na atenção a animais nos espaços de representação popular.

Se são poucos os aplausos, sobram emoções e o sentimento de estar fazendo algo de bom e com muito amor por seres que muitos desprezam.

“Me renovo todos os dias”, diz Mariângela, que até criou uma página no Instagram para apoio à ação que desenvolve. Gatinhos.candeias já soma perto de 1200 seguidores.

Sabe-se não ser abundante a caça para esses felinos em áreas urbanas. Além disso, eles são predadores de ratos e insetos, de modo que contribuem para a redução da presença desses animais nas áreas onde habitam, beneficiando a todos.

As gatinhas e os gatinhos já fazem parte da paisagem daquela parte de Candeias.

*Jose Ambrósio dos Santos é jornalista e integrante da Academia Cabense de Letras.

Imagem: Internet