O amor como urgência

Por

José Ambrósio dos Santos*

Em 05.04.2024

“Este livro tem a ousadia de convocar a nossa capacidade reflexiva e a nossa potencialidade interior de amar, na intenção de fazermos um mundo mais decente.”

O amor como urgência é o título do novo livro que o professor, escritor e doutorando em Educação Nelino Azevedo de Mendonça lança logo mais às 19h, no Restaurante Parma Deli do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho. A publicação reúne, em 168 páginas, pequenos artigos escritos para o blog Falou e Disse entre 2020 e 2021 – em plena pandemia de Covid-19 –  e outros produzidos em 2023, alguns ainda inéditos.

“Este livro tem a ousadia de convocar a nossa capacidade reflexiva e a nossa potencialidade interior de amar, na intenção de fazermos um mundo mais decente”, diz Nelino.

Este convite está presente em cada página deste novo livro. Aliás, está já no título, O amor como urgência. Em todos os textos, a marca do intelectual humanista que acredita na força do amor e da palavra, mesmo sabendo não ser tarefa fácil falar de amor num cotidiano endurecido pelas relações humanas tão desgastadas e enfurecidas.

É muito bom saber que temos mestres em salas de aula debatendo à exaustão apaixonadamente, por entenderem que o amor está em crise, que vivemos um tempo em que o consumo dita as regras da vida e mercadoriza cada ser humano, determinando seu valor pela quantificação do ter. O mestre alerta para a supervalorização do eu, a negação do outro, a aniquilação da alteridade e ressalta que somente o amor, o amor práxis, revolucionário, poderá romper e suplantar a narcísica escalada de aniquilação da solidariedade entre as pessoas.

O amor como urgência é leitura indispensável para quem, como Nelino Azevedo de Mendonça, acredita na necessidade urgente de uma ética que se contraponha a todas as formas de degradação das relações humanas. Uma ética que construa convivências saudáveis e respeitosas entre os seres humanos, que seja cuidadora do planeta e de todas as formas de vida necessárias para o bem-estar e preservação da mãe terra. E, mais que isso, vai à luta todos os dias com muito amor e muita urgência.

*José Ambrósio dos Santos é jornalista e integrante da Academia Cabense de Letras.

Ilustração – Foto de Nelino Azevedo de Mendonça no lançamento do seu livro em Curitiba (PR) – Distribuição.