Show de Bola – A estreia dos pernambucanos
Hamilton Rocha*
Em 10.08.2020
Uma vitória, um empate e uma derrota. Os três pernambucanos estrearam no final de semana no Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C buscando salvar o ano, depois de insucessos nas competições disputadas até agora. Náutico e Santa buscam acessos e para o Sport, que já teve boas participações na Série A, a permanência na elite está de bom tamanho.
Em Belém, Santa Cruz e Paysandu fizeram uma partida morna, sem grandes emoções. Com pouca inspiração no ataque, ficou claro que o empate agradaria aos tricolores. Depois de perder o título estadual para o Salgueiro, o time de Itamar Schulle precisa melhorar para encarar as dificuldades da Série C, um campeonato difícil, com adversários fortes e campos nem sempre em boas condições de jogo.
Na Série B, o Náutico decepcionou o seu torcedor na estreia em Floripa contra o Avaí, time comandado por Geninho, quarto treinador da equipe esse ano. Depois de um fraco primeiro tempo, quando terminou perdendo por 2 x 0, o timbu marcou com Kieza, mas não conseguiu chegar ao empate e ainda levou um gol nos minutos finais. Apesar da derrota por 3 x 1, o técnico Gilmar Dal Pozzo viu evolução na equipe, que já volta a campo nesta terça-feira (11) nos Aflitos contra o Operário (PR).
O Sport poderia ter vencido o Ceará com mais tranquilidade depois de abrir 2 x 0 contra o campeão do Nordeste. No final, o placar de 3 x 2 para os rubro-negros foi um alívio e motivo de muita comemoração por parte dos jogadores e da diretoria. Diante de tantos problemas financeiros que o presidente Milton Bivar precisa sanar, uma vitória na estreia veio em boa hora.
CURTAS
Titular – Cinco gols nos últimos 3 jogos. Com esse desempenho, o atacante Elton (foto) parece que vai se firmar como titular do Sport. Com a má fase de Hernane Brocador, Elton conseguiu ter uma sequência nos jogos e mostrou que pode ser útil na disputa do Brasileiro. Experiência não falta ao atacante, que completou 35 anos na semana passada e já passou em diversos times do Brasil.
Reação – Na segunda partida pela Série B o Náutico joga contra o arrumado Operário (PR), que por pouco não conseguiu acesso para a elite deste ano. A diretoria do Náutico faz um trabalho bem planejado, não quer contratar e ter dificuldade no pagamento dos salários, mas para a disputa da Série B, com condições de acesso, inevitavelmente terá que buscar reforços para posições importantes.
Devendo – O ataque do Santa Cruz precisa reagir nos próximos jogos. Nem mesmo a presença do ídolo Pipico está resolvendo o jejum de gols dos tricolores. Nas últimas 4 partidas a equipe marcou apenas um gol e foi de um zagueiro. Aliás, a defesa do Santa tem bons números esse ano, mas o ataque precisa acordar, caso contrário vai ser difícil conseguir o acesso para a Série B de 2021.
Galo forte – Foi surpreendente a atuação do Atlético-MG na estreia do Brasileiro contra o atual campeão da competição, o Flamengo. Com uma marcação que não deu espaço para os principais jogadores do time carioca e um ataque rápido, a equipe de Jorge Luis Sampaoli mereceu a vitória por 1 x 0. O técnico argentino é um estrategista e travou um bom duelo com o recém-chegado Domenec Torrent, espanhol que assumiu o Flamengo.