Américas devem se manter vigilantes sobre Covid-19, adverte Opas
Redação
Em 20.09.2020
Mesmo observando uma tendência de leve queda nos números de contaminações com a Covid-19 nas últimas semanas na América Latina e no Caribe, o vice-diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o médico pernambucano Jarbas Barbosa, alerta que, sem vacina, a população precisa manter medidas de enfrentamento como máscaras, distanciamento social e evitar multidões.
Em entrevista à ONU News ele chamou a atenção para´países como Argentina e Peru, que disse continuarem com a transmissão crescente muito forte, para reforçar a necessidade e a importância de se manter o compromisso do enfrentamento da pandemia. “Nós ainda não ganhamos a guerra, estamos longe disso. Nós não podemos baixar a guarda”, advertiu.
Dados da Opas indicam que até 17 de setembro, havia mais de 15 milhões de casos confirmados de Covid-19 nas Américas, com mais de 518 mil mortes, sendo a região mais afetada em todo o mundo.
desse modo, Organização Mundial da Saúde, defende que os países devem cooperar na resposta coordenada à doença e também aderir à iniciativa Covaxx, que prevê uma vacina no futuro acessível a todos.
Para Jarbas Barbosa enquanto se espera pela imunização, cada um pode fazer a diferença para se proteger do novo coronavírus e proteger o próximo.
“Tem que se manter o distanciamento social. Tem que se manter o uso de máscara e tem que se evitar sair se não for estritamente necessário, ou seja: manter todas as medidas até que a gente tenha, efetivamente o controle. Ainda há muita transmissão, ainda há um número grande mortes na América Latina.”
Em todo o mundo, os Estados Unidos continuam sendo o país com a maioria dos casos da Covid-1. Índia, Brasil e Rússia vêm na sequência.