JOVENS AUTORES – A Importância do Fotojornalismo

Por

Caique Henry Moura Gondim*

Em 30.10.2020

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, é o que diz o ditado, mas e se colocarmos as duas juntas? O Fotojornalismo é a junção de duas estruturas de informação: o texto e a imagem. É verdade que ambas podem trabalhar uma sem a outra, mas em minha opinião, a noticia tem muito mais força quando mescla texto e imagem.

O fotojornalismo é uma área bem particular da fotografia, e ele vai muito além do que somente tirar uma foto. É a verdadeira apresentação de um ocorrido sem sequer uma palavra, é algo que se torna único a cada trabalho, a cada foto. O foto jornalista faz o trabalho de enxergar com seus próprios olhos, o que o leitor muitas vezes não pode, ou não consegue enxergar. A fotografia é o que impacta a informação, é o que comprova o que foi dito, é a verdade que muitos se negam a acreditar somente por um texto. Além dos mais, a imagem leva muito mais credibilidade ao leitor.

É notório que hoje, qualquer pessoa pode fotografar com uma câmera de celular, qualquer um pode registrar um acontecimento. Então, o foto jornalista tem que se diferenciar dos outros, tem que mostrar o seu devido valor e seu olhar mais apurado. Esse olhar cauteloso, profissional, responsável, forte e sensível ao mesmo tempo… E claro, um olhar estético. Por isso a importância do estudo, tanto prático, como teórico, pois só o foto jornalista pode trazer em sua imagem, o verdadeiro sentimento. Entretanto, mesmo que o olhar do foto jornalista seja tão preciso e profissional, entendemos que uma imagem pode-nos dar inúmeras interpretações. Em vista disso, a imagem tem que estar bem casada com o texto, pois uma noticia só é esclarecida quando a existência de um breve texto.

O fotojornalismo tem uma importância histórica muito grande, principalmente em relatos de guerra. O fotojornalismo começou a registrar conflitos em 1854, na guerra da Criméia pelo fotográfico Roger Fenton. Naquele período, era muito freqüente a censura e a pintura tinha uma forte influencia. Portanto, as fotografias das guerras ainda usavam de uma linguagem muito mais artística e épica, do que realista. As imagens da guerra da Criméia retratavam os soldados em poses heróicas, sorridentes ou em campos de batalha pós conflito.

Guerra da Crimeia

No entanto, os registros dos conflitos posteriores à Guerra da Criméia, traziam as características do fotojornalismo, que são imagens registradas com a mais pura veracidade. Como os registros da segunda guerra mundial, que mostrava o horror de uma guerra, como ela realmente é.

Segunda Guerra Mundial

A fotografia histórica não tem validade, ela nos acompanha por gerações e gerações. A fotografia é assim, inesquecível.

Alem dos registros históricos, o fotojornalismo é divido em alguns gêneros: A fotografia esportiva, a fotografia social, a fotografia cultural, a fotografia documental, entre muitos outros.

Você pode não querer ler sobre algo, mas uma imagem você não pode negar. Infelizmente vivemos em um mundo “preguiçoso”, as pessoas não querem mais ler grandes textos, elas querem informações mais simples e rápidas. É aí que entram o foto jornalistas, se olharmos para os grandes jornais nas redes sociais, podemos notar o abuso de fotografias em suas noticias, apresentadas sempre em primeiro plano, seguido de apenas um parágrafo, em razão de que, a única forma de chamar o publico, é com imagens.

O Fotojornalismo é importante. É verdade. É arte. É historia.

*Caique Henry Moura Gondim, 19 anos, é estudante do 2º período de Jornalismo da Faculdade dos Guararapes, Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE).

NOTA DO EDITOR

Com este  artigo assinado por Caique Henry Moura Gondim, de apenas 19 anos de idade, o blog Falou e Disse dá sequência à coluna JOVENS AUTORES. O espaço é destinado a estimular e encorajar adolescentes e jovens a compartilharem as suas ideias e os seus pontos de vista de maneira mais ampla, buscando publicar crônicas e artigos sobre os mais variados temas.

O artigo A Importância do Fotojornalismo foi editado respeitando-se a íntegra do texto recebido.

Textos para publicação no espaço JOVENS AUTORES devem ser encaminhados para o email ambrosiosantos@gmail.com