SHOW DE BOLA – A força dos nordestinos
Hamilton Rocha
Em 02.11.2020
O futebol do Nordeste, salvo algumas exceções, vem demonstrando nos últimos anos que, com organização, é possível formar boas equipes para as grandes competições nacionais e até torneios internacionais, como é o caso da Copa Sul-americana. Neste sentido, o estado do Ceará vem servindo de exemplo de organização e profissionalismo no futebol. Quando Ceará e Fortaleza (foto destaque) subiram para a elite, veio a expectativa apenas para evitar a queda, mas não é o que está acontecendo.
Hoje o Leão do Pici e o Vovô são vistos com outros olhos. Organizados fora de campo, os dois times caminham para terminar a Série A sem sustos em relação ao rebaixamento. Os outros representantes nordestinos Sport e Bahia, que já foram hegemônicos na região, correm atrás dos cearenses.
Na Série B, com exceção de Náutico e Vitória, que patinam na competição, os outros quatro nordestinos estão bem na fita. O CSA já figura no G-4 e Sampaio Corrêa, CRB e confiança fazem excelentes campanhas, na frente de clubes tradicionais do futebol brasileiro.
E não podemos deixar de lembrar que o Santa Cruz, na série C, parece que caminha a passos largos para a Segunda Divisão em 2021. Que todos os nordestinos possam investir mais nos próximos anos para que a região se destaque ainda mais no cenário do futebol nacional.
CURTAS
Preocupação – Não só pela derrota, mas também pelo futebol apresentado contra o CSA, no sábado à noite em Maceió, faz com que todos comecem a fazer as contas nos Aflitos com outros olhos. Agora, a matemática não vai servir para calcular as possibilidades de acesso, mas para manutenção na série B. O clube está na 18ª colocação na competição. E Gilson Kleina, será que começa a ficar ameaçado?
Goleada – Com os atacantes reencontrando o melhor futebol, o Santa Cruz continua atropelando os adversários na série C. O fraco Imperatriz jogava em casa, mas não conseguiu segurar a força do tricolor, principalmente no segundo tempo. A vitória por 6 x 1 deixou o Santa tranquilo na liderança com seis pontos de diferença para o segundo colocado e 13 em relação ao ferroviário do Ceará, quinto lugar no grupo. Já é hora de fazer o planejamento para a próxima fase, porque a classificação tá garantida.
Reação – Terminou o primeiro turno para o Sport no Brasileiro da Série A. O oitavo lugar acabou sendo surpresa para um time presente em todas as listas de candidatos ao rebaixamento. O placar magro de 1 x 0 sobre o Athlético do Paraná, na Ilha do Retiro, representou o reencontro com a vitória depois de 5 jogos, quase um mês sem vencer. Se pelo menos repetir a campanha do primeiro turno, o Leão garante a permanência na Série A em 2021.
Surpresa – O São Paulo esteve inspirado no Maracanã neste domingo. Fazer 4 x 1 no poderoso Flamengo de Domènec Torrent, foi uma grande surpresa, ninguém esperava. Aliás, é difícil fazer um prognóstico do que vai acontecer nos times dirigidos por Fernando Diniz. O São Paulo oscila muito, a prova é que quase perde a vaga para o Fortaleza na próxima fase da Copa do Brasil, jogando em casa, com o placar nas mãos até 35 minutos do segundo tempo.