Antirracismo e liberdade de expressão são temas premiados em projeto escolar no Cabo

Por

José Ambrósio dos Santos

Em 01.12.2020

Professora Juliana Silva

PROFESSORA JULIANA SILVA: “projeto visa contribuir para a formação de jovens críticos”

O enfrentamento ao racismo e a liberdade de expressão foram os temas escolhidos por estudantes do Colégio Mário de Andrade, no Cabo de Santo Agostinho (PE), dentro do projeto Ler, Pensar e Mudar – A literatura e o seu papel social. Um total de 13 trabalhos foram apresentados por equipes do 1º, 2º e 3º ano e os primeiros colocados de cada série receberão a premiação hoje (1º de dezembro).

Os trabalhos premiados foram escolhidos por votação. Após serem revisados pela orientadora do projeto, a professora Juliana Silva, o colégio e os 65 alunos participantes divulgaram os trabalhos nas redes sociais para o público em geral. Os que receberam mais ‘curtidas’ foram os vencedores.

Juliana Silva explica que o projeto visa contribuir para a formação de jovens críticos, que possam refletir sobre os problemas atuais e contribuir de forma significativa para a formação de uma população mais consciente e engajada nas questões político-sociais. Foram sugeridos quatro temas: Racismo no Brasil e no mundo; A mulher e o seu papel na sociedade contemporânea; A liberdade de expressão no século XXI e A importância do respeito às diferenças.

OS VENCEDORES

Primeiro lugar do 1º ano – Tema: O racismo no Brasil e no mundo
Aluno(a)s: Ruan Felipe, Maria Nathally, Pallos Campos, Pedro Henrico, Emelly Drielly, Artur Gabriel e Pedro Ivo.

 

Primeiro lugar do segundo ano – Tema: Liberdade de expressão
Aluno(a)s: Letícia Alcântara, Emilly Gabriela, Emilly de Paula e Brenda Amélia.

 

Primeiro lugar do terceiro ano – Tema: Antirracista
Aluno(a)s: Ellen Bianca e Isadora Caetano.

 

Todo(a)s receberão como prêmio o livro Inteligência Socioemocional, de Augusto Cury. O Colégio Mário de Andrade funciona há 40 anos, no centro do Cabo de Santo Agostinho.