Os olhos sorriem

Por

Valéria Saraiva*

Em 14.12.2020

Em tempos de pandemia em que as máscaras se tornaram parte do nosso vestuário, como saber se alguém está feliz ou triste? A resposta: Lendo a expressão do seu olhar. Como dizia Leonardo Da Vinci, “Os olhos são a janela da alma.” Eles refletem nossos sentimentos.

Ontem, um amigo me disse que eu estava sorrindo com os olhos. Sorrir um pouco em meio ao pesadelo que estamos vivendo é um conforto. Pois ficamos tristes quando vemos cada dia mais pessoas sendo contaminadas por esse vírus que já ceifou a vida de tanta gente.

O ano de 2020 vai ficar marcado na história e na vida de todos aqueles que perderam alguém pra esse vírus.  Rir parece supérfluo diante de toda essa tragédia. Mas, se não alimentarmos a alma de alegria vamos sucumbir ao medo e à depressão.

A vida tem que ser vivida, apesar de tudo. Claro que temos que nos cuidar: manter o distanciamento social, lavar as mãos, usar álcool gel e máscara. Mas também precisamos viver. Mesmo evitando sair de casa. Temos que ter alguma fagulha de esperança em nossos corações. E orar para que tudo isso acabe logo.

Tenho fé de que a vacina vai chegar, aliás, já chegou em alguns países, e muitas mortes serão evitadas. Mas, enquanto não chega por aqui, eu aprendo a decifrar olhares. O meu, nesse instante, é de concentração e oração por todos aqueles que estão doentes. Para que consigam vencer a batalha. Que Deus ajude todos.

Encerro essa crônica com um trecho do Salmo 91, versículos 1, 2: “Direi do senhor: ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.”

*Valéria Saraiva é enfermeira, poetisa, cronista, autora do livro “Lírios, Tulipas e escorpiões” e membro da Academia Cabense de Letras. Escreve às segundas-feiras.

Foto destaque: bbc.com